As boas práticas mantêm a higiene e previne a contaminação do produto.
As boas práticas mantêm a higiene e previne a contaminação do produto.

Lançado nesta quarta-feira (3), pelo diretor-presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Luciano Brandão, em plataforma on-line, o Curso sobre Agroindústria será de grande valia para a qualidade dos produtos fabricados pela agricultura familiar. Mais de 250 extensionistas participaram do lançamento virtual e deverão ser capacitados para levar ao público rural as técnicas de Boa Prática de Fabricação (BPF). O curso será oferecido aos extensionistas da Emater-RO por meio da plataforma de Capacitação de Serviços de Ater (Capes).

Embora já viesse sendo pensada há tempos, o Capes foi uma plataforma desenhada pela Emater-RO que se consolidou mediante os desafios que surgiram com o advento da pandemia do coronavírus e com a proposta de adaptação e flexibilização ao novo contexto socioeconômico de modo a garantir resultados nos serviços de assistência técnica e extensão rural. “É um programa onde todos os empregados da Emater serão capacitados de forma globalizada, unificada, nivelando todas as informações técnicas para levar essas informações ao homem do campo”, explicou o vice-presidente da Emater-RO, José de Arimateia da Silva, durante o lançamento da plataforma, no ano passado.

No ano passado, através do Capes, colaboradores da Emater-RO foram capacitados em dois cursos: “Gestão de Contratos e Convênios”, com sete módulos e “Curso sobre Cafeicultura”, com cinco módulos. Agora está sendo lançado o Curso sobre Boas Práticas, voltados para a agroindústria, que contará com três módulos: conceitos e aplicações; boas práticas de fabricação e procedimento operacional padrão; e higienização e manutenção.

As boas práticas de fabricação (BPF) são um conjunto de medidas a serem adotadas nas atividades de manipulação de alimentos, principalmente pelas indústrias, com a finalidade de manter a higiene e prevenir a contaminação do produto a ser manipulado. Existem regula

As técnicas são amparadas pela legislação sanitária federal.
As técnicas são amparadas pela legislação sanitária federal.

mentos técnicos, amparados pela legislação sanitária federal (Portaria nº 1.428, de 26/11/1993  –  http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/1993/prt1428_26_11_1993.html ), que estabelece as diretrizes para o estabelecimento boas práticas de produção e de prestação de serviços na área de alimentos. Essas recomendações devem ser compreendidas pela família rural como uma ferramenta que lhe garantirá, além da mais renda econômica, a certeza de estar produzindo um alimento de boa qualidade e seguro para consumo.

O curso será ministrado pela professora de engenharia de alimentos da Universidade Federal de Rondônia, doutora Gisele Teixeira de Souza Sora, que discorrerá sobre a importância e os métodos para as boas práticas de fabricação. O objetivo é que, após serem capacitados, os extensionistas repasses seus conhecimentos agroindustriários familiares, contribuindo assim na melhoria da qualidade na hora do beneficiamento do produto, orientando sobre os cuidados e controles necessários a fim de evitar a contaminação de alimentos. Com isso, será possível também agregar valores aos produtos que serão comercializados, aumentando a renda da família rural.

Os módulos terão os seguintes conteúdos:

MÓDULO 1 – Conceitos e aplicações das boas práticas
Relata sobre os manuais e procedimento operacionais de Boas práticas operacionais, porque usar a BPF, como forma de agregar valores ao produto, com o grande cuidado para evitar a contaminação dos alimentos, definindo os tipos de contaminação, a classificação das Doenças transmitidas pelo alimento e relata também as formas de controle e cuidados necessários.

MÓDULO 2 – Boas práticas de fabricação e procedimento operacional padrão
Fala sobre a regulamentação nos órgãos de vigilância e as normas e procedimentos e  Conformidade dos alimentos com os regulamentos técnicos, relata também como deve ser organizado o ambiente de processos e construções e os procedimentos dispensados ao uso da matéria prima, que deve ser livre de doenças e animais, relata também comentários sobre  a higiene pessoal.

MÓDULO 3 – Higienização e Manutenção
Relata esse módulo na higienização do ambiente, equipamentos e utensílios, onde foca nos tipos de lavagem dos alimentos, com os produtos de sanitização disponível no mercado, onde mostra várias receitas para a higienização dos alimentos, relata também sobre a Qualidade da água e a temperatura da água ideal para remover os agentes patógenos e termina com as orientações sobre o destino dos resíduos das agroindústrias, orienta também o uso dos equipamentos bem regulados e limpos de doenças e resíduos danoso à saúde do consumidores.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – MTE-368/RO
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/03/Agroindustria-Ouro-Preto-07julho2019-foto-Irene-Mendes_004-1024x645.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/03/Agroindustria-Ouro-Preto-07julho2019-foto-Irene-Mendes_004-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,Agroindústria,boas práticasLançado nesta quarta-feira (3), pelo diretor-presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Luciano Brandão, em plataforma on-line, o Curso sobre Agroindústria será de grande valia para a qualidade dos produtos fabricados pela agricultura familiar. Mais de 250 extensionistas participaram do lançamento...