O nitrogênio líquido é fundamental para a implementação projeto de melhoramento genético do governo.

Dentre os mais de 200 itens entre veículos e equipamentos repassados pelo governo do estado à Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) para fortalecimento das ações voltadas para a agricultura familiar de Rondônia, um será de grande importância para o segmento leiteiro. O caminhão criogênico, entregue nesta segunda-feira (15), será essencial para o desenvolvimento e melhoramento genético da pecuária leiteira no estado.

No início do ano passado, as duas usinas de produção de nitrogênio líquido que encontravam-se com as atividades paralisadas há mais de dois anos, foram recuperadas dando um novo alento aos produtores de leite e o produto, que era adquirido de forma particular, passou a ser adquirido a um custo muito mais baixo, ainda assim havia o problema do frete que dificultava o transporte. A aquisição do caminhão criogênico deverá facilitar o abastecimento de nitrogênio em todos os  municípios rondonienses.

O nitrogênio líquido é fundamental para a implementação projeto de melhoramento genético do governo, através de inseminação artificial ou reprodução in vitro, pois mantém os sêmens e embriões armazenados em botijas resfriadas a temperatura abaixo de 180 graus negativos, preservando a qualidade do produto. Com essa ação, o governo pretende manter a posição de Rondônia como o maior produtor de leite da região norte e melhorar ainda mais a posição no ranking nacional, onde o estado se destaca como o quarto exportador de carne bovina do país.

O nitrogênio mantém os sêmens e embriões armazenados em botijas resfriadas a temperatura abaixo de 180 graus negativos.

O caminhão criogênico, que foi adquirido com recursos do fundo do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado de Rondônia (Proleite), no valor de R$ 257.825,00, tem capacidade de armazenagem de 1.250 litros de nitrogênio e, segundo o diretor técnico da Emater-RO, Anderson Khül, “vai atender 1884 produtores rurais cadastrados no Proleite, através do projeto Inseminar na Emater, via Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), e agricultores familiares que atuam no segmento leiteiro.”

Anderson salienta ainda, que para os produtores cadastrados no projeto Inseminar, o nitrogênio será repassado a um custo de R$ 6,00 o litro, enquanto para os produtores que não estão cadastrados, o valor será de R$ 10,00 o litro. A proposta é fazer com que esses produtores busquem desenvolver o melhoramento genético do rebanho bovino leiteiro e aumentar a produção de leite em Rondônia.

O diretor técnico da Emater-RO explica que caminhão transportará o nitrogênio para os 52 municípios do estado, utilizando, neste primeiro momento, a estrutura de seus escritórios regionais e de alguns escritórios locais fora do eixo da rodovia BR-364. Para isso, já conta com parceria das prefeituras de Buritis e Machadinho do Oeste, que retirarão o produto no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer). “Em breve cada unidade da Emater terá o calendário do dia que o caminhão passará pela sua região”, finaliza, salientando que os produtores deverão levar as botijas até a sede do escritório mais próximo de sua unidade produtiva, conforme será pré-determinado.

Texto: Wania Ressutti (Jornalista – MTE-1744/RO)
Fotos: Irene Mendes (MTE-368/RO) e Rayne Andrade
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/02/Caminhao-criogenico_003-21dez2020-Rayne-Andrade-1024x645.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/02/Caminhao-criogenico_003-21dez2020-Rayne-Andrade-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasextensão rural,melhoramento genetico,nitrogênio,pecuária leiteira; inseminação artificialDentre os mais de 200 itens entre veículos e equipamentos repassados pelo governo do estado à Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) para fortalecimento das ações voltadas para a agricultura familiar de Rondônia, um será de grande importância para o segmento leiteiro. O caminhão criogênico, entregue...