Trabalho técnico integrado e apoio financeiro do programa de fomento são fundamentais para a consolidação de pequenos empreendimentos.

Dois mil e quatrocentos reais pode ser o valor necessário para tirar uma família da condição de pobreza extrema, e a conduzir a uma vida produtiva, financeiramente equilibrada, com restauração da autoestima e inclusão social. Pois é, exatamente essa quantia, que tem ajudado centenas de famílias Rondonienses a sair da linha da extrema pobreza, com renda per capta inferior a R$90,00 informada no cadastro único, para obtenção do Bolsa Família.

Famílias rurais enquadradas nesse perfil, recebem orientação dos técnicos da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia  ( Emater-RO), e são inscritas no programa de fomento rural do Ministério da Cidadania, executado em Rondônia pela Emater-RO. Numa ação conjunta da família beneficiaria do programa de fomento Rural e o técnico da Emater-RO, se elabora um projeto para uma atividade produtiva, que pode ser a criação de pequenos animais, cultivo de hortaliças ou a manufatura de algo comercializável, como roupas, utensílios, artesanato ou processamento de alimentos.

O trabalho da extensão social restaura a autoestima e ajuda trabalhadores e trabalhadoras a acreditar nos seus sonhos.

No município de Porto Velho o seu José Pereira dos Santos, morador no ramal Maravilha, é um desses empreendedores, beneficiário do programa de fomento, ele se orgulha em dizer  que recebeu o recurso de R$ 2400,00 do governo para implantação de uma horta, em sua chácara que tem área total de apenas um hectare, o projeto foi elaborado pela extensionista social Julia e teve assistência técnica do extensionista rural Jossinei, ambos do escritório local da Emater-RO em Porto Velho, os extensionistas  orientaram  a construção dos canteiros, a produção de mudas e o manejo das culturas sem o uso de venenos, usando apenas adubos orgânicos.

Atualmente a horta de seu Jose P. dos Santos produz cheiro verde, alface, e pimentas de cheiro, como ele diz não falta comprador, sua produção é que é pouca, mas mesmo assim está muito contente com a evolução de sua lavoura que já lhe rende um pouco mais de R$ 300 por semana.

A extensionista Vanessa Porto responsável pelo programa em todo o estado diz haver centenas de casos semelhantes nos municípios beneficiados pelo fomento, são pessoas que precisaram do programa para começar um negocio, e que superam as expectativas previstas no projeto. Em alguns casos o objeto de investimento foi uma máquina de costura, que associada ao talento do empreendedor ou empreendera, resultou em um negócio de sucesso.

O objetivo do programa é a inclusão de famílias sem renda ou com pouca renda, em politicas sócias, resgatando a autoestima dando-lhes a condição de trabalho e da geração de renda, e o acesso a serviços básicos.  Neste fim de ano novas famílias estão sendo cadastradas para participar do programa de fomento rural, comunidades ribeirinhas e da BR 319,estão entre os novos beneficiários  disse a extensionista Julia, do Escritório local da Emater-RO  em Porto Velho.

Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Irene Mendes
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2020/12/IMG_8489.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2020/12/IMG_8489-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciasDois mil e quatrocentos reais pode ser o valor necessário para tirar uma família da condição de pobreza extrema, e a conduzir a uma vida produtiva, financeiramente equilibrada, com restauração da autoestima e inclusão social. Pois é, exatamente essa quantia, que tem ajudado centenas de famílias Rondonienses a sair...