Entidades beneficiarias do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar( PAA) e agricultores do entorno da capital se reuniram no Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) Cotinha, na zona sul de Porto Velho, para realizar mais uma rodada de venda de produtos da agricultura familiar, e com entrega simultânea dos alimentos a entidades assistenciais e pessoas em situação de vulnerabilidade, cadastradas pela Secretária Municipal de Assistência Social e Família de Porto Velho, com previsão de atender duas mil famílias.

fotos-PAA-etapa-2-entid
O PAA remunera agricultores familiares e apoia com doação entidades civis filantrópicas, de todos os matizes, religiosos ou não.

O secretário estadual de agricultura, Evandro Padovani fez questão de estar presente no inicio das entregas da segunda etapa do PAA federal juntamente com o vice presidente da Emater-RO Jose de Arimatéia para garantir aos produtores e beneficiários do PAA, que o programa continua e é uma prioridade do Governo de Rondônia, nesta segunda etapa executada neste ano de 2020, serão mais 2.975.000,00 reais do Governo Federal, que somados aos recursos da primeira fase e do programa estadual serão mais de 6 milhões de reais investidos nesse importante serviço de assistência social, que remunera agricultores familiares e apóia entidades civis filantrópicas, de todos os matizes, religiosos ou não.

O PAA não é apenas um programa de assistência social é também um programa de geração de renda para a agricultura familiar, como se pode perceber na fala do presidente da Associação dos chacareiros, agricultor Vanderlei Chocolate, quando em seu discurso de agradecimento ao governo de Rondônia diz que com o PAA o agricultor tem segurança no seu trabalho de cultivar a terra e produzir alimentos, produtos de grande perecividade, que muitas vezes enfrenta dificuldades para ser comercializado por um preço justo, mas com o PAA o produtor tem a garantia de que pelo menos parte de sua produção tem escoamento garantido e a preços compensadores, isto é motivação para continuar produzindo, diz ele.

fotos-PAA-produtos
O programa adquire adquire uma grande diversidade de alimentos principalmente frutos e hortaliças.

O vice presidente da Emater-RO Jose de Arimatéia, também falou aos produtores e representantes das entidades sociais, para afirmar que o resultado do trabalho com os agricultores orientados pela Emater-RO, desde o preparo do solo até a comercialização, é visível  em ações como aquela, que estavam participando, onde já havia passado pela balança um pouco mais de 4 toneladas de frutas e verduras, destinadas a alimentar crianças, idosos e pessoas com deficiência ou em condições de vulnerabilidade, e com a devida recompensa ao produtor rural que em última instancia é o responsável por fazer chegar o alimento na mesa do brasileiro.

Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Enoque de Oliveira

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2020/10/Fotos-PAA-etapa-2.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2020/10/Fotos-PAA-etapa-2-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERAgriculturaNotíciasUltimas notíciasagricultura famiiar,PAAEntidades beneficiarias do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar( PAA) e agricultores do entorno da capital se reuniram no Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) Cotinha, na zona sul de Porto Velho, para realizar mais uma rodada de venda de produtos da agricultura familiar, e com...