Produtores rurais são classificados como segurados especiais.
Produtores rurais têm direito ao benefício como segurados especiais.

Através de um Webinar, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), realizou, nesta sexta-feira (25), uma capacitação em benefícios da previdência social/segurados especiais. O objetivo é munir os extensionistas sociais da Emater-RO de informações acerca das questões inerentes à solicitação do benefício junto ao órgão competente para que ele possa orientar a família rural no seu requerimento e no acompanhamento do benefício, inclusive nas plataformas digitais.

A Previdência Social é uma espécie de seguro que garante a renda do contribuinte e de sua família quando há casos de doença, velhice, morte, entre outros. É um serviço essencial para quem perde a fonte de renda abastecedora da família em seus momentos de maior dificuldade.

Esse direito é garantido a todo trabalhador que contribui mensalmente para a previdência social, é o chamado segurado do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). É através dele que são garantidas a aposentadoria, o salário maternidade, a pensão morte e o auxílio doença.

Os segurados da previdência social são classificados em: empregados, empregados domésticos, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. No caso da capacitação da Emater-RO a orientação é voltada para os segurados especiais, porque é essa categoria que se enquadram os trabalhos rurais que produzem em regime de economia familiar, sem utilização de mão de obra assalariada. Além dos trabalhadores rurais, também dão considerados segurados especiais o pescador artesanal e o indígena que exerce atividade rural.

A capacitação em benefícios da previdência social/segurados especiais foi coordenada pela gerência de desenvolvimento social da Emater-RO e ministrada pelo extensionista social Aparecido Gomes da Silva, do escritório da Emater-RO de Cabixi. Participaram da capacitação, extensionistas sociais representativos dos sete regionais da Emater-RO no estado.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – MTE-368/RO
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2020/09/PREVIDENCIA-SOCIAL-INSS.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2020/09/PREVIDENCIA-SOCIAL-INSS-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,beneficio do INSS,previdencia socialAtravés de um Webinar, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), realizou, nesta sexta-feira (25), uma capacitação em benefícios da previdência social/segurados especiais. O objetivo é munir os extensionistas sociais da Emater-RO de informações acerca das questões inerentes à solicitação do benefício...