Credito-Rural-Fotos-Irene-Mendes-(2)
A recuperação de solos degradados pode ser financiada com juros de até 2,75%

Com a aproximação do período das chuvas, está se esgotando o tempo para a preparação do solo para cultivo da safra 2020/2021, mas as oportunidades de crédito em Rondônia, continuam abertas em todas as modalidades, inclusive na principal linha de financiamento agropecuário, utilizada pelos agricultores do Estado, o “Programa de Financiamento da Agricultura Familiar”( Pronaf).

O plano safra lançado pelo governo federal no mês de junho, destinou para a agricultura familiar 33 bilhões e destes 1,5 bilhão, está disponíveis para os agricultores de Rondônia, com uma previsão de atendimento de 30 mil agricultores e uma media de 50 mil reais por tomador de crédito, diz Vaneide Rudnick, engenheira agrônoma responsável pelo credito rural na Emater-RO.

É importante lembrar que este ano apesar da pandemia o governo aumentou o volume de recursos do crédito para a agricultura, e melhor que isso, reduziu o valor das taxas de crédito, que no caso da agricultura familiar pode ser de até 2,75% ano a depender da linha de crédito e de da cultura financiada. O custeio de culturas anuais, exceto o milho, e o cultivo de hortaliças por exemplo podem ser financiados com essa taxa reduzida, que é menor inclusive do que a taxa de rendimento da poupança.

Credito-Rural-Fotos-Irene-Mendes-(1)
hortaliças e culturas anuais como arroz, feijão e mandioca são beneficiadas com a menor taxa de juros do Pronaf

Produtores de leite também podem se beneficiar dessa taxa de juros especial, desde que os itens a ser adquiridos com o financiamento sejam tanques de resfriamento do leite, ordenhadeiras , ou atividades de recuperação de pastagens degradas. Ficam fora desta taxa atividades como a suinocultura e avicultura. No entanto essas culturas podem financiar valores bem maiores , chegando até 330 mil reais financiados a juros de quatro por cento ao ano.
Neste plano safra 2020/2021 está incluído outra novidade que é o financiamento da moradia rural inclusive para filhos do agricultor, que poderá solicitar um crédito para construção da moradia no valor de até 50 mil reais e para uma área construída de até 60 metros quadrados, nas mesmas condições e taxas de juros concedidas ao agricultor  titular da propriedade.

O enquadramento do agricultor nas linhas de crédito do Pronaf depende do tamanho da  área da propriedade e da renda familiar, mas o agricultor que não se enquadrar nas normas do programa poderá solicitar nos escritórios da Emater-RO, a elaboração de projetos para financiar sua produção através de outras linhas de crédito do governo federal, como o Fundo Constitucional do Norte (FNO) e o (Programa de Financiamento da Media produção)Pronamp, nestes programas as taxas de juros variam de quatro a seis por cento ao ano, a depender da atividade financiada

Texto: Enoque de Oliveira

Fotos: Irene Mendes

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2020/09/Credito-Rural-Fotos-Irene-Mendes-2.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2020/09/Credito-Rural-Fotos-Irene-Mendes-2-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciascrédito ruralCom a aproximação do período das chuvas, está se esgotando o tempo para a preparação do solo para cultivo da safra 2020/2021, mas as oportunidades de crédito em Rondônia, continuam abertas em todas as modalidades, inclusive na principal linha de financiamento agropecuário, utilizada pelos agricultores do Estado, o “Programa...