As feiras de produtores da agricultura familiar são alternativas de melhoria de renda e desenvolvimento dos produtores.

Agricultores familiares de Porto Velho, orientados pelos extensionistas da Emater-RO, encontraram nas feiras itinerantes, organizadas em conjunto pela entidade de assistência técnica e produtores feirantes em acordos com síndicos de condomínios, uma saída estratégica para dar vazão a produção rural, garantindo a renda das famílias agricultoras ao mesmo tempo que atendem a necessidade de antigos e novos clientes nestes tempos de pandemia, quando a regra é o distanciamento social que exige a permanência em casa das pessoas que são dos grupos de risco, e todos que puderem ficar em casa.

Além das feiras também foram elaborados cartazes e banners com números de telefones dos produtores para que fossem feitas encomendas via aplicativo de WhatsApp. Essas estratégias tiveram resultados imediatos, as feiras nos condomínios facilitaram a vida dos moradores que passaram a contar com produtos frescos, ali, quase na porta de casa, e vendidos diretamente por quem produz.

Para o consumidor a ação de comprar frutas, verduras e produtos processados artesanalmente, diretamente dos agricultores familiares no próprio condomínio onde moram, além de uma comodidade é um ato de solidariedade com quem trabalha para alimentar a sociedade e que, na maioria das vezes, nem é percebido. E para o produtor rural que se dispõe a trazer seu produto para venda direta ao consumidor é uma oportunidade de escoar seu produto que é de alta perecibilidade e que, se não for colhido e comercializado imediatamente, se perde na lavoura.

As feiras são organizadas em datas combinadas entre a associação de feirantes e os síndicos dos condomínios, sempre em horários entre 15 e 18 horas. As extensionistas da Emater-RO, Diana Menezes Vieira e Veralúcia Carvalho, tomaram o cuidado de capacitar os produtores feirantes quanto ao atendimento dos decretos estadual e municipal que requerem o distanciamento social, afastando as barracas e limitando o número para que fossem no máximo dez barracas por vez e com a maior diversificação de produtos possível. Também não foram esquecidos o uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s), além da disponibilização de álcool em gel em todas as barracas.

Muito embora a estratégia das feiras tenha sido um sucesso, com pedidos de “bis” pelos condomínios, foi necessário fazer uma pausa nesta última quinzena de maio para atender o mais recente decreto municipal de contenção da pandemia, mas com previsão de retorno logo que for permitido. Enquanto aguardam o retorno das feiras os produtores estão fazendo entregas domiciliares atendendo as encomendas feitas via redes sociais e WhatsApp, informou o produtor Enoque, do reassentamento Santa Rita, a 60km da Capital, e um dos líderes da feira Sabor do Campo que acontecia no pátio da antiga sede da Emater-RO em Porto Velho.

Texto: Enoque de Oliveira
Foto: Arquivo da Emater-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2020/05/Feira-condominios_002_abril_2020-Arquivo-Emater-1024x644.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2020/05/Feira-condominios_002_abril_2020-Arquivo-Emater-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,comercialização,feira itineranteAgricultores familiares de Porto Velho, orientados pelos extensionistas da Emater-RO, encontraram nas feiras itinerantes, organizadas em conjunto pela entidade de assistência técnica e produtores feirantes em acordos com síndicos de condomínios, uma saída estratégica para dar vazão a produção rural, garantindo a renda das famílias agricultoras ao mesmo tempo...