dia-de-campo-Dom-Henrique-2
Rondônia faz parte do primeiro grupo de estados autorizados a retirar a vacina de aftosa.

O pecuarista de Rondônia não precisa mais vacinar contra a febre aftosa, uma conquista autorizada pelo Ministério da Agricultura que abre as portas para o estado conseguir o status de livre de febre aftosa sem vacinação, este reconhecimento pode vir, já no ano que vem 2021, durante a reunião da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) se todos os requisitos exigidos forem cumpridos pela Agencia Idaron e pelos produtores, que mesmo não vacinando precisam declarar seus rebanhos na agencia idaron até o final do mês de maio, diz o presidente da Idaron Júlio Peres.

A declaração do rebanho segue o mesmo padrão que era feito quando ainda se fazia a vacinação, o produtor declara a quantidade de animais bovinos, bubalinos e outros como caprinos, ovinos suínos. A retirada da vacina foi apenas o primeiro passo, mas para confirmar esta conquista a agencia Idaron precisa manter a vigilância e os produtores os cuidados de manejo do rebanho, como manter atualizados o calendário de outras vacinas e o cadastro da propriedade junto a Idaron, para isto podem contar com o auxílio do serviço de assistência técnica da Emater-RO e outras entidades do agronegócio.

boi-2
A declaração do rebanho segue o mesmo padrão de antes.

Rondônia faz parte do primeiro grupo de estados autorizados a retirar a vacina de aftosa, estão juntos com Rondônia, o estado do Acre e parte dos estados do Amazonas e Mato Grosso. Santa Catarina já era zona livre sem vacinação e o estado do Paraná foi autorizado a retirar a vacina desde o ano passado.

Algumas pessoas ainda questionam sobre qual a vantagem de ser livre de aftosa sem vacinação? E a resposta é que são muitas, pois além de eliminar o custo direto da compra da vacina, e o trabalhão de manejar o gado para vacinar, haverão ganhos na relação com os importadores.

Na verdade a maior vantagem do status de livre sem vacinação está na relação com o mercado, porque os países compradores que pagam os melhores preços não querem comprar carne de lugares que ainda vacinam os animais contra aftosa, um bom exemplo disso são os Estados Unidos e União Europeia, mercados dispostos a pagar mais para quem oferece maior qualidade. Além disso quando se deixa de vacinar evita-se perdas devido a abcessos causados pela vacinação e outros riscos decorrentes do manejo dos animais.

Texto: Enoque de Oliveira
fotos: Irene Mendes
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/11/GADO-DE-LEITE-FOTO-IRENE-MENDES.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/11/GADO-DE-LEITE-FOTO-IRENE-MENDES-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciasO pecuarista de Rondônia não precisa mais vacinar contra a febre aftosa, uma conquista autorizada pelo Ministério da Agricultura que abre as portas para o estado conseguir o status de livre de febre aftosa sem vacinação, este reconhecimento pode vir, já no ano que vem 2021, durante a reunião...