dia-de-campo-2
A Emater-RO orienta o uso racional da água como uma responsabilidade social.

No dia 22 de março comemora-se o dia mundial da água, e neste ano de 2020 O tema é Água e Mudanças Climáticas, não por  acaso desde 1993 comemora-se em todo o mundo esta data, aqui mesmo em Rondônia já foram realizados grandes eventos técnicos e científicos em comemoração a data, promovidos pelo Crea-RO e entidades do governo do Estado. Este ano, no entanto, justificadamente todos os holofotes estão focados na pandemia do Corona Vírus, mas não dá para deixar passar em branco, essa data que nos convida a pensar nesse bem vital para a existência da humanidade, da agricultura e por consequência do trabalho da Emater-RO.

O tema mudanças climáticas está diretamente ligado ao trabalho do estensionista rural, e do agricultor, mas, alguém pode até pensar, estamos na Amazônia e por aqui não precisamos ter preocupações com a água, não temos secas nem eventos extremos da natureza, parece verdade, mas é preciso lembrar da grande cheia de 2014 que não só prejudicou a agricultura dos ribeirinhos do Madeira como cobriu vilas inteiras nos vales do Machado, Guaporé e outros, com perdas de grandes volumes na agricultura e na pecuária onde houve perdas de rebanhos inteiros.

Nas regiões mais altas onde não há influência das cheias dos rios, a questão é o abastecimento de água potável e agua para irrigação das lavouras, todos os dias em algum município um colega técnico extensionista da Emater-RO está orientando um projeto de irrigação ou elaborado uma outorga para captação de água, que irá atender uma piscicultura ou um projeto de irrigação de lavouras.

A cafeicultura é a lavoura perene que mais tem demandado a necessidade de água para irrigação, aqui no Estado, em muitos casos ainda com captação irregular, o que preocupa não apenas as autoridades, mas sobretudo os vizinhos abaixo que podem ser prejudicados diretamente.

A água é um bem comum, essencial a vida no planeta e reconhecida como tal no artigo 3º da Declaração universal dos direitos do homem. O futuro da humanidade depende da preservação da água de seus ciclos, o que implica em uso responsável e equilibrado para garantia da qualidade da vida nas próximas gerações.

Neste dia mundial da água a Emater-RO soma-se a todos os indivíduos e corporações, do estado de Rondônia e do mundo afora, que assumem a responsabilidade social de manter abundante e livre de poluição, este recurso natural, que não deve e nem pode ser ignorado por nenhum homem individualmente ou grupo social, tão pouco pelo Estado.

Texto: Enoque de Oliveira
Foto: Irene Mendes
EMATER-RO

 

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/08/dia-de-campo-2.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/08/dia-de-campo-2-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciasmeio ambienteNo dia 22 de março comemora-se o dia mundial da água, e neste ano de 2020 O tema é Água e Mudanças Climáticas, não por  acaso desde 1993 comemora-se em todo o mundo esta data, aqui mesmo em Rondônia já foram realizados grandes eventos técnicos e científicos em comemoração...