Em reunião realizada na última segunda-feira (02), representantes da Emater-RO e da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) discutiram ações que visam facilitar o acesso às políticas públicas de saúde a produtores rurais. A proposta é intercambiar informações que possam ser uteis às duas instituições, a fim de resultar uma maior eficácia no levantamento de dados e nas ações efetivas da segurança sanitária no campo.

Parceria entre Emater-RO e Agevisa vai contribuir para que mais ações cheguem às famílias rurais.
Parceria entre Emater-RO e Agevisa vai contribuir para que mais ações cheguem às famílias rurais.

Emater-RO e Agevisa já vêm trabalhando em conjunto nas ações do Programa Estadual de Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária (Praissan-RO), que visa à segurança sanitária na produção de alimentos, principalmente junto às agroindústrias familiares, visando às boas práticas de manuseio. A nova proposta visa utilizar dados, já computados pela Emater-RO, através do Sistema de Gerenciamento da Emater-RO (Sigater), nos 52 municípios do estado.

Durante a reunião o presidente da Emater-RO, Luciano Brandão fez a apresentação de como o sistema faz o agrupamento dos dados e como os mesmos podem ser utilizados para melhorar a gestão da autarquia. “O desafio dentro da gestão pública é ter acesso à informação com metodologias que tragam informações mais precisas”, explica Luciano, enfatizando que, “dentro da administração pública é preciso que as informações se cruzem”, permitindo se trabalhar com dados reais e concretos e todos os seus segmentos.

Luciano explica ainda que, dentro do Sigater, é possível visualizar a situação global e detalhar até chegar à localização exata e georreferenciada do problema detectado, o que é de suma importância para solucionar problemas pontuais. O diretor da Emater-RO explica ainda que o papel da extensão rural é de orientação e educação e que, por estar presente em todos os municípios do estado, tem acesso facilitado a lugares que muitas vezes, outras secretarias não conseguem chegar, e essa parceria iria facilitar e contribuir para que mais ações cheguem às famílias rurais.

Os agentes de saúde ficaram entusiasmados com a proposta de parceria.
Os agentes de saúde ficaram entusiasmados com a proposta de parceria.

A diretora da Agevisa, Ana Flora Camargo Gehardt, salientou a importância da parceria com a Emater-RO, dizendo ser a extensão um dos órgãos de grande importância na execução das ações do Praissan-RO. “É a Emater-RO que leva nosso hipoclorito para as famílias da zona rural”, diz a diretora.

Os agentes de saúde participantes da reunião ficaram entusiasmados com a proposta e acreditam que a parceria entre Emater-RO e Agevisa deverá facilitar a localização de casos para que os mesmos sejam solucionados, trazendo maior benefício à população rural. Ana Flora alentou ainda a possibilidade de a Agevisa contratar um sistema semelhante ao da Emater-RO no intuito de direcionar ações específicas da saúde e assim tornar mais eficiente a aplicação das políticas públicas no meio rural.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – MTE-368/RO
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2020/03/Parceria-Emater-Agevisa_03mar2020_005-foto-IRENE-MENDES.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2020/03/Parceria-Emater-Agevisa_03mar2020_005-foto-IRENE-MENDES-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasextensão rural,saúde,vigilancia sanitáriaEm reunião realizada na última segunda-feira (02), representantes da Emater-RO e da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) discutiram ações que visam facilitar o acesso às políticas públicas de saúde a produtores rurais. A proposta é intercambiar informações que possam ser uteis às duas instituições, a fim de resultar...