capim-brs-capiacu
o fornecimento de forragem no período seco evita a perda de produtividade.

Criadores de gado de leite no município de Theobroma na região central de Rondônia estão investindo em uma nova forrageira para suplementação alimentar do rebanho. Com orientação da Emater-RO que organizou demonstrações práticas do uso do capim elefante variedade Capiaçu, os produtores conseguiram, apoio da prefeitura para coletar e transportar Mudas de outros municípios, e assim, 27 propriedades já estão implantando capineiras de Capiaçu.

Essa forrageira foi desenvolvida pela Embrapa gado de leite, e registrada em 2015,  o capiaçu caracteriza-se pelo alto rendimento de matéria seca, elevado teor de proteína e menor custo, quando comparada com outras forrageiras e cana de açúcar, diz a médica veterinária e extensionista da Emater-RO, Edilena Artiaga de Santiago.

Edilena-Theobroma
Extensionista realiza demonstração prática de preparo de mudas

Essa variedade tem encantado produtores rurais em todas as demonstrações realizadas pelos extensionistas, principalmente pelas características morfológicas da planta, que tem porte alto, cresse até quatro metros, tem folhas largas e crescimento ereto, o que facilita o corte. Possui alto rendimento de biomassa, alcançando até 300 toneladas de massa verde por hectare/ano, diz a extensionista.

O Capiaçu é um capim com alto valor nutritivo, que apresenta um teor de proteína de até 10%, é uma forrageira que pode ser usada verde picada no cocho, ou na forma de silagem, e neste caso, com uma redução dos custos de até 70% em relação a silagem de milho, diz Edilena.

Texto: Enoque de Oliveira
fotos: Arquivo
Emater-RO/Ascom

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/12/capim-brs-capiacu-colmo-10-cm-400-mudas-D_NQ_NP_757357-MLB30207453934_052019-F.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/12/capim-brs-capiacu-colmo-10-cm-400-mudas-D_NQ_NP_757357-MLB30207453934_052019-F-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciasgado de leite,nutriçao de bovinos  Criadores de gado de leite no município de Theobroma na região central de Rondônia estão investindo em uma nova forrageira para suplementação alimentar do rebanho. Com orientação da Emater-RO que organizou demonstrações práticas do uso do capim elefante variedade Capiaçu, os produtores conseguiram, apoio da prefeitura para coletar e...