Cafeicultores e interessados no cultivo de café clonal participaram, no último final de semana, de um dia especial dedicado às práticas culturas do café clonal. O evento foi promovido pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) com o objetivo de levar informações e sensibilizar o público participante sobre a importância econômica, social e ambiental com a utilização de tecnologias e técnicas adequadas.

Candeias do Jamari tem sua economia concentrada no setor primário.
Candeias do Jamari tem sua economia concentrada no setor primário.

Candeias do Jamari é uma cidade com uma população de pouco mais de 25 mil habitantes, que cresceu localizada no cruzamento da BR-364 com o Rio Candeias, de onde lhe originou o nome. Distante 26 quilômetros78h da capital, Porto Velho, o município começou a expandir-se na década de 70, com atividades voltadas para a agricultura, comércio e turismo. Hoje, concentra sua economia no setor primário, com foco no extrativismo vegetal, agricultura de subsistência, produção de leite, pecuária e hortaliças.

O cultivo do café está sendo revitalizado na região e vem ganhando força junto aos agricultores que acreditam na potencialidade do café clonal. O município conta hoje com uma área de 255 hectares de café plantado, com uma produção de 382 toneladas e uma produtividade média de 1.498 quilos/hectare. A realização do Dia de Campo foi um incentivo para quem tem interesse em iniciar sua lavoura e uma oportunidade para aqueles que já investem na cultura do café, conhecer as técnica e práticas para uma boa produção e produtividade.

O dia de campo foi realizado na propriedade do cafeicultor Paulo Sérgio Zeferino do Amaral.
O dia de campo foi realizado na propriedade do cafeicultor Paulo Sérgio Zeferino do Amaral.

O dia de campo sobre café clonal foi realizado no quilômetro 18 da Linha 43, propriedade de Paulo Sérgio Zeferino do Amaral, reunindo mais de 200 pessoas em quatro estações que apresentaram temas como: qualidade do café, diversidade genética na lavoura cafeeira, pragas que acometem a lavoura, e preparo do solo.

O evento contou com a presença do secretário de agricultura, Evandro Padovani, do vice-diretor presidente da Emater-RO, José de Arimateia da Silva, do deputado estadual, Francisco Mende Sá Barreto Coutinho (Chiquinho), além de outras autoridades. Na oportunidade foi realizada a entrega de equipamentos agrícolas adquiridos com recurso parlamentar sendo: oito tratores agrícolas, oito carretas agrícolas, oito grades, uma patrol, uma pá carregadeira e um tanque de leite. Esses equipamentos servirão de apoio ao desenvolvimento agropecuário na região.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Esloc Candeias do Jamari
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/11/DE-Candeias-Jamari-cafe-4.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/11/DE-Candeias-Jamari-cafe-4-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasCafeicultores e interessados no cultivo de café clonal participaram, no último final de semana, de um dia especial dedicado às práticas culturas do café clonal. O evento foi promovido pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão...