A parceria firmada entre a Emater-RO e o Centro de Estudos Rio Terra deu os primeiros passos para a inserção de tecnologias de georeferenciamento nos serviços de assistência técnica e extensão rural. Extensionistas da região central do estado já estão participando, desde o dia 20, em Ji-Paraná, do curso de geotecnologias e ferramentas de gestão do território aplicadas ao Plano de Regularização Ambiental (PRA). Outros dois cursos, um para a região de Porto Velho e outro para a região da Zona da Mata já estão programados, para qualificar os técnicos nas práticas de uso das tecnologias capaz de identificar e dar condições para elaboração de proposta de regularização ambiental.

Todos imóveis com passivo identificado no CAR deverão aderir ao PRA.

O PRA é um conjunto de ações que visa regulamentar as condições e prazos para recuperação das áreas degradadas protegidas por lei, com a responsabilidade de propor uma sistemática para recuperar danos ou reparar situações de irregularidades ambientais nas propriedades rondonienses que foram identificadas e quantificadas na análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Durante o curso os participantes estarão adquirindo conhecimentos técnicos sobre gestão de território, noções de cartografia e ferramentas de geoprocessamento. Eles também terão acesso ao manual técnico do PRA, à materiais fornecidos pelo Sistema de imagens (Sicar) e criação do banco de dados por município através de ferramenta do Quantum GIS – multiplataforma de sistema de informação geográfica que permite a visualização, edição e análise de dados georreferenciados.

Conhecimento sobre gestão de território, noções de cartografia e ferramentas de geoprocessamento.

FUNDO AMAZÔNIA
O Centro de Estudos Rio Terra é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) que possui larga experiência na utilização dos recursos tecnológicos para gestão do território. O Projeto Plantar Rondônia, que vem sendo executado em 12 municípios do estado, contou com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através do Fundo Amazônia, no valor de R$ 25.303.337,00

Esses recursos estão sendo utilizados para apoiar a adequação ambiental de 1500 imóveis rurais em Rondônia, por meio de atividades de elaboração e implementação de projetos de recuperação de áreas de produtores rurais familiares degradadas e/ou alteradas, além de capacitação e fortalecimento de associações de produtores rurais familiares, entre outros.

A Emater-RO pleiteia, junto ao BNDES, através do Fundo Amazônia, recursos no valor de R$ 62 milhões para fomentar regularização ambiental em Rondônia e atender as necessidades de agricultores familiares na regularização de suas propriedades junto ao órgão ambiental.  A proposta está em fase de análise pelos técnicos do BNDES e, sendo aprovado, beneficiará dez mil produtores rurais de Rondônia.

Fotos: EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/08/Curso-Geotecnologia-Centrer_002-21.08.2019-Foto-EMATER-RO.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/08/Curso-Geotecnologia-Centrer_002-21.08.2019-Foto-EMATER-RO-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,geoprocessamento,tecnologiaA parceria firmada entre a Emater-RO e o Centro de Estudos Rio Terra deu os primeiros passos para a inserção de tecnologias de georeferenciamento nos serviços de assistência técnica e extensão rural. Extensionistas da região central do estado já estão participando, desde o dia 20, em Ji-Paraná, do curso...