Faltam apenas dois dias para a festa da mandioca e da banana na região do baixo madeira, mas a comunidade da linha 28 de novembro já arregaça as mangas. Sob a orientação de extensionistas da Emater-RO, moradores locais participam do curso de derivados da mandioca e dão início aos preparativos que poderão ser adquiridos durante o evento. A festa será realizada no dia 25 quando também serão oferecidos diversos serviços da área social.

A renda de 80% da família vem da produção de farinha de mandioca.

A região do Baixo Madeira, em Rondônia, engloba alguns distritos como São Carlos, Nazaré e Calama, entre outros e, apesar da dificuldade de acesso, a maioria só se chega atravessando o rio, a exploração agrícola vem crescendo. Em Nova Aliança, a cultura da mandioca e da banana é considerada de grande importância para a subsistência da agricultura familiar da região. “a renda de 80% da família são oriundas da produção de farinha de mandioca e venda direta da banana”, diz a extensionista social Irisvone Magalhães.

A festa da mandioca e da banana será realizada na Escola Municipal Maria Angélica, no distrito Nova Aliança, deve trazer um novo incentivo para a comunidade e fortalecer a atividade rural resgatando a prática dessas culturas na região. Outra proposta está em incentivar a melhoria dos produtos beneficiários da mandioca e da banana agregando valores ao produto final e, consequentemente, melhorando a renda da família.

Durante a festa serão realizadas atividades de atendimento social para, aproximadamente, 60 famílias através das parcerias firmadas com Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria Municipal de Agricultura de Porto Velho (Semagric), Sebrae, Previdência Social (INSS), Sesc, Associação Zequinha Araújo, Faculdade São Lucas, Fimca, Tudo Aqui e Cad Único.

Fotos: EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/07/Festa-da-Mandioca-Baixo-Madeira_004-foto-EMATER-RO.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/07/Festa-da-Mandioca-Baixo-Madeira_004-foto-EMATER-RO-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasbanana,dia especial,extensão rural,mandiocaFaltam apenas dois dias para a festa da mandioca e da banana na região do baixo madeira, mas a comunidade da linha 28 de novembro já arregaça as mangas. Sob a orientação de extensionistas da Emater-RO, moradores locais participam do curso de derivados da mandioca e dão início aos...