Fortalecimento da agricultura familiar na região Cone Sul.
Fortalecimento da agricultura familiar na região Cone Sul.

Percorrendo o estado para participar de atividades da agricultura familiar, a diretoria da Emater-RO visita propriedades rurais no intuito de promover ações de desenvolvimento e fortalecimento da agricultura. Nesta última quinta-feira (6) a equipe, que contou com a participação do presidente Luciano Brandão e do diretor técnico Anderson Kuhl, estiveram em Vilhena prestigiando o Dia Especial sobre Olericultura. O evento foi realizado no quilômetro 10 da BR-174, Chácara Boa Sorte de propriedade dos produtores rurais Lindomar e Marcos Pires.

Dia Especial é uma atividade muito comum nas ações da Emater-RO, entretanto, a região do Cone Sul carecia desses eventos em massa. Com a retomada da verdadeira missão da autarquia, os produtores daquela região voltam agora a participar de atividades grupais que contribuem muito para a difusão de boas práticas e inclusão de novas tecnologias no campo. “Após oito anos a região do Cone Sul volta a realizar eventos grupais”, enfatiza Luciano, lembrando que ainda este ano já foram realizadas outros dois Dias de Campo, um em Cerejeiras e outro em Cabixi.

Dia especial é de suma importância para que os produtores possam conhecer as melhores técnicas e manejo adequado da cultura.
Dia especial é de suma importância para que os produtores possam conhecer as melhores técnicas e manejo adequado da cultura.

O Dia Especial de Vilhena teve um enfoque especial para o tomate com realização de palestras sobre: “Nutrição do tomateiro, adubação e salinização do solo” e “Manejo da traça do tomateiro e custo de produção da unidade produtiva”. Segundo a gerente da Emater-RO em Vilhena, Eliane Bach, são produzidos na região 792 toneladas de tomate.

É uma produção significativa, porém isso tem propiciado uma incidência muito grande que vem atacando a lavoura e prejudicando os agricultores, assim, o Dia especial é de suma importância para que os produtores possam conhecer as melhores técnicas e manejo adequado da cultura buscando reduzir seus prejuízos e melhorar a cultura do tomate na região.

Além da diretoria da Emater-RO, também, participaram das atividades o vice-governador, José Jodan, o deputado Luizinho Goebel, a vice-prefeita de Vilhena, Maria Marta José Moreira, além de agricultores da região e municípios circunvizinhos.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/06/Emater-RO-intensifica-atividades-coletivas-na-regiao-do-Cone-Sul_001-foto-EMATER-RO.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/06/Emater-RO-intensifica-atividades-coletivas-na-regiao-do-Cone-Sul_001-foto-EMATER-RO-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasdia especial,extensão rural,olericultura,tomatePercorrendo o estado para participar de atividades da agricultura familiar, a diretoria da Emater-RO visita propriedades rurais no intuito de promover ações de desenvolvimento e fortalecimento da agricultura. Nesta última quinta-feira (6) a equipe, que contou com a participação do presidente Luciano Brandão e do diretor técnico Anderson Kuhl,...