Produtores de leite e o sindicato dos laticínios buscam uma solução para os problemas da cadeia produtiva do leite, em audiência pública na Assembleia Legislativa de Rondônia. Os produtores reclamam que estão operando no vermelho, no seguimento deles, e ao mesmo tempo os laticínios se queixam de que as empresas estão quebrando, por falta de lucratividade. Nesse contexto a Emater-RO foi convidada a contribuir apresentando informações técnicas que possam indicar um rumo para a solução do problema.DSC_0005

O diretor técnico da Emater-RO, Anderson khul foi o escolhido para falar na audiência pública convocada pelos deputados Cirone Deiró e Lazinho da Fetagro, e que reuniu mais de 400 produtores rurais e empresários do ramo de laticínios. Na abertura dos trabalhos foi apresentado um resumo diagnóstico da cadeia leiteira, com a demonstração de problemas que vão da qualidade da matéria prima ao preço e prazo de pagamento, ofertados pela indústria, e passando pelos problemas de infra-estrutura de transporte.

O palestrante da Emater-RO explicou o papel da Autarquia no contexto da produção, que se concentra na assistência técnica, especialmente nas etapas do trabalho realizadas da porteira para dentro. O extensionista da Emater-RO orienta o produtor no melhoramento genético do rebanho, cuidados com a sanidade dos animais, e ainda enfatiza a nutrição animal, além de boas práticas de higiene, disse o diretor.

Os dados da Emater-RO revelam uma pecuária leiteira que se concentrada na agricultura de base familiar, e que ocupa praticamente toda a mão de obra da propriedade, em 64% das propriedades as esposas tem participação direta na produção leiteira, em 12% delas a ordenha é mecanizada e em apenas 4% são realizadas duas ordenhas diárias.

Rondônia é o maior produtor de leite da região norte, mas a atividade leiteira no estado ainda pode melhorar e muito, aponta o zootecnista Anderson, desde que se resolva alguns gargalos que ainda limita a produção, entre eles os principais são o estado de degradação das pastagens, manejo inadequado das vacas e baixa gestão da propriedade.

Para exemplificar a potencialidade da pecuária leiteira foi apresentado uma propriedade do município de Rio Crespo, que com adoção das tecnologias orientadas pela Emater-RO, saiu de uma produção de 30 litros para 315 litros de leite dia, em apenas dois anos, com redução no numero de animais e da pastagem que antes era 35ha e foi reduzida para 20 hectares.
DSC_0037-(1)
A Emater-RO está presente em todos os municípios do estado e utiliza 667 propriedades rurais como unidades didáticas, chamadas de propriedades referenciais, para orientar os produtores de todas as regiões no manejo das pastagens e cuidados com o rebanho, que incluem controle de doenças, inseminação artificial, fornecimento de forragem, uso de sal mineral e praticas de gestão da propriedade.

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/05/DSC_0183.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/05/DSC_0183-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERNotíciasPecuária de LeiteUltimas notíciascadeia do leite,pecuária leiteiraProdutores de leite e o sindicato dos laticínios buscam uma solução para os problemas da cadeia produtiva do leite, em audiência pública na Assembleia Legislativa de Rondônia. Os produtores reclamam que estão operando no vermelho, no seguimento deles, e ao mesmo tempo os laticínios se queixam de que as...