Gerentes da Emater-RO na região de Porto velho que abriga 15 escritórios de atendimento direto ao produtor rural, estão reunidos nesta sexta feira para discutir os resultados alcançados neste ano de 2018, analisando as principais questões que resultaram em facilidade ou embaraço para uma prestação de serviço ágil e eficaz ao agricultor assistido pelo serviço de assistência técnica e extensão rural.

DSC_0055
Mais de 23 milhões foram financiados para agricultores familiares na região de Porto Velho no de 2018

Logo na abertura dos trabalhos o gerente regional Hilton Uchoa convidou o gerente técnico estadual Jose de Arimatéia para apresentar um resumo da apresentação feita à comissão de transição do governo com um retrato da condição atual da Autarquia e as propostas para o ano de 2019.

Nos 15 escritórios da Emater-RO na região do Madeira Mamoré que vai de itapuã a Guajará- Mirim, somente em 2018 foram atendidos aproximadamente oito mil agricultores familiares e até novembro já haviam sido contratadas junto aos bancos 371 operações de crédito, que disponibilizaram aos agricultores familiares cadastrados no Pronaf, um volume de recursos no valor de R$ 23.687,00 usados basicamente para investimentos.

Ainda nesta manhã o gerente da agência do Banco da Amazônia fez uma breve participação na reunião e na oportunidade apresentou sugestões para evitar inconsistências processuais no encaminhamento dos projetos, evitando-se devoluções e atrasos na contratação do crédito rural. Também falou da inadimplência na região de Porto Velho que está bem acima da média estadual.

O gerente do banco observou que a maior taxa de inadimplência está entre os produtores ribeirinhos especialmente pescadores nos projetos com mais de 4 anos. Uma causa provável para a inadimplência, desse publico em especial, explicam os extensionistas da Emater-RO, pode ser principalmente em razão do desastre natural ocorrido no ano de 2014, com a grande cheia do Rio Madeira, quando os produtores perderam praticamente tudo, da tralha de pesca às lavouras de subsistência, e em alguns casos até as moradias.

A reunião se estenderá até a tarde com os debates técnicos sobre como melhorar o serviço e atendimento aos produtores rurais assistido pela Emater-RO, no próximo ano e gestão.

Texto e foto: Enoque de Oliveira

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/12/DSC_0054-1024x681.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/12/DSC_0054-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciasGerentes da Emater-RO na região de Porto velho que abriga 15 escritórios de atendimento direto ao produtor rural, estão reunidos nesta sexta feira para discutir os resultados alcançados neste ano de 2018, analisando as principais questões que resultaram em facilidade ou embaraço para uma prestação de serviço ágil e...