Está praticamente tudo pronto para a realização da 5ª Festa da Mandioca que será realizada no dia 29 no Ramal São Domingos, no reassentamento Riacho Azul, em Porto Velho. A festa já é tradicional e reúne cerca de 250 produtores de mandioca da região. A festa prevista para começar às 9h da manhã e terminar às 16h terá atrações como concursos de quem come mais a raiz,  comidas e doces derivados da mandioca.

Concurso da descasca da mandioca.
Concurso da descasca da mandioca.

O extensionista rural da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do escritório de Porto Velho Manoel Gomes dos Santos disse que a festa da mandioca foi criada com o objetivo de mostrar para Rondônia e outros estados a potencialidade de Porto Velho no cultivo da mandioca, “os produtores do reassentamento Riacho Azul produzem muita mandioca, matéria prima da farinha de mandioca que grande parte é exportada para o Amazonas”, ressaltou.

Ivanete Dias Araújo Azevedo, que trabalha nas ações sociais da Emater, disse que a Festa da Mandioca significa muito para os produtores, que além de mostrar a potencialidade da produção, ainda reúne os trabalhadores do segmento para um dia de lazer e diversão. Durante a festa são realizadas várias atividades, como o concurso da descasca da mandioca. O grupo que descascar maior quantidade do produto dentro do tempo estipulado pela organização é o vencedor.

Tem ainda o concurso que premia a pessoa que comer a maior quantidade de mandioca cozida. “No ano passado o vencedor foi um produtor que conseguiu comer 5 kg do alimento”, disse. Outra competição que vai oferecer prêmio também é para quem apresentar a maior raiz de mandioca.

A festa será realizada nas dependências da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Riacho Azul, que fica a cerca de 15 km de Porto Velho. Para chegar ao local é bem simples, basta seguir pela Rodovia BR-319, no Km 4,5 entrar a esquerda e segue para o ramal São Domingos no reassentamento Riacho Azul. A festa tem entrada gratuita.

Leia mais:
Concurso é destaque na 4ª Festa da Mandioca do Riacho Azul, em Porto Velho

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Secom
Secom – Governo de Rondônia
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/06/Festa-da-Mandioca-001.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/06/Festa-da-Mandioca-001-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasfesta da mandioca,mandioca,Riacho AzulEstá praticamente tudo pronto para a realização da 5ª Festa da Mandioca que será realizada no dia 29 no Ramal São Domingos, no reassentamento Riacho Azul, em Porto Velho. A festa já é tradicional e reúne cerca de 250 produtores de mandioca da região. A festa prevista para começar...