Fortalecendo as ações do governo estadual na produção de café de qualidade no estado, a Emater-RO tem incentivado agricultores do distrito de Rondominas na diversificação e revitalização da lavoura cafeeira. Em parceria com a Assembleia Legislativa, o governo, por meio da Seagri e Emater-RO, promoveu a distribuição de mais de 20 mil mudas de café clonal. Com a ação e assistência técnica, espera-se um aumento na produção de café na região para até 100 sacas de café/hectare.

Pertencente ao município de Ouro Preto do Oeste, o distrito de Rondominas tem predominância da pecuária leiteira e na piscicultura. A diversificação da propriedade com a introdução de lavouras de café é um incentivo do governo para aumentar a produção de café e promover a melhoria da qualidade da família na região. “É uma alternativa para a melhoria da renda familiar e, consequentemente, da qualidade de vida do produtor rural, além de promover a geração de emprego e diminuir o êxodo rural”, explica Deiviny Nelson Orlandini Fernandes, gerente da Emater-RO, local.

A parceria com a Assembleia Legislativa conta com o apoio e empenho do deputado estadual Marcelino Tenório, na busca do fortalecimento do segmento agropecuário local. Recentemente, agricultores do distrito de Rondominas receberam, através de emenda parlamentar, 22 mil mudas de café clonal.

Essa ação beneficiou 11 famílias com o recebimento de mudas de café clonal de qualidade. A distribuição foi feita de acordo com o interesse e capacidade de implantação de cada produtor que recebem assistência técnica direta da Emater-RO.

Cada família está sendo organizada e acompanhada pelos extensionistas da Emater-RO, com um plano produtivo, não só para a produção do café, mas também nas outras atividades da propriedade.  Com isso, espera-se que, com o plantio e adoção das recomendações técnicas, obtenha-se uma produtividade de, no mínimo 60 sacas/ha e um máximo de 100 sacas/ha e que a família possa usufruir de uma qualidade de vida economicamente confortável

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/04/IMG-20180322-WA0039-CAPA.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/04/IMG-20180322-WA0039-CAPA-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesGaleria de Fotosagricultura familiar,cafe clonal,geração de rendaFortalecendo as ações do governo estadual na produção de café de qualidade no estado, a Emater-RO tem incentivado agricultores do distrito de Rondominas na diversificação e revitalização da lavoura cafeeira. Em parceria com a Assembleia Legislativa, o governo, por meio da Seagri e Emater-RO, promoveu a distribuição de mais...