O cafeicultor Marcelo Braun, morador da Linha P34, Km 02, do município de Alto Alegre dos Parecis, abriu as portas de sua propriedade para receber cafeicultores e produtores de Rondônia e do Mato Grosso interessados em investir na cultura. O Dia de Campo teve início neste dia 6 com o objetivo de apresentar manejo e tratos culturais de uma lavoura bem conduzida, com incentivo do governo e assistência técnica da Emater-RO. A atividade continua no dia 7 com as palestras proferidas por especialistas na condução da lavoura cafeeira.

Incentivo do governo de Rondônia e distribuição de mais de três milhões de mudas.
Incentivo do governo de Rondônia e distribuição de mais de três milhões de mudas.

O evento contou com mais de 500 participantes vindos dos municípios circunvizinhos e uma caravana composta por 35 cafeicultores de Juína-MT, que vieram exclusivamente para participar do evento em busca de novos conhecimentos. Os produtores de Juína ficaram deslumbrados com o que viram. “Eu já tinha visto a florada do café e já conhecia a família Braun, somo parecidos com Rondônia”, diz o cafeicultor Manoel Ribeiro dos Santos, morador da linha 21 distrito de Terra Roxa que fez questão de conhecer o projeto e ver o resultado pessoalmente.

Rondônia conta com aproximadamente 22 mil agricultores familiares que trabalham com a cafeicultura e cerca de 90% da área cafeeira do estado é plantada com a espécie robusta. Em 2017, Rondônia obteve uma produção de 2.222.525 mil sacas de café, exclusivamente da variedade conilon, cultivar esta utilizada em aproximadamente 95% das propriedades.

Com o incentivo do governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e assistência técnica da Emater-RO, o resultado obtido em 2017 superou em 66,4% o volume de 1.477,3 mil sacas produzidas na safra 2014. Para chegar a esse resultado o estado ampliou a distribuição de mudas para mais de três milhões mudas.

Por meio da Suder, hoje Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), e emendas parlamentares estaduais e federais foram distribuídas pela Emater-RO, 1.508.757 mudas de café, beneficiando 751 cafeicultores em 27 municípios rondonienses. Com isso, a área cultivada com café no estado soma 81.022 hectares. Destes, 9.084 hectares estão em formação e 71.938 hectares em produção com produtividade de 31 sacas/ha.

Manoel Ribeiro dos Santos, de Juína-MT: "Somo parecido com o de Rondônia"
Manoel Ribeiro dos Santos, de Juína-MT: “Somos parecido com Rondônia”.

O Dia de Campo está sendo realizado em Alto Alegre dos Parecis pela parceria entre Sebrae e Governo de Rondônia, por meio a Seagri e Emater-RO, e conta com o apoio das prefeituras de Alto Alegre dos Parecis e Alta Floresta do Oeste. Prestigiaram o evento: a diretora-presidente da Emater-RO, Albertina Marangoni, o presidente da Câmara Setorial do Café, Ezequias Brás da Silva (Tuta), o superintendente regional do Sebrae, Valdemar Camata, o diretor técnico e planejamento da Emater-RO, Janderson Dalazen, o secretário municipal de Agricultura de Alto Alegre dos Parecis, Antônio Rigoberto, entre outros

No primeiro dia foram realizados: um Talk Show onde os produtores Laerte Braun e Nilton Marques falaram sobre o sucesso na cafeicultura, e palestras com especialistas sobre colheitas e pós-colheita do cafeeiro; procedência de mudas na cafeicultura; manejo de condução de plantas, poda e desbrotas; e irrigação do cafeeiro. Amanhã (7) será dada continuidade ao evento com palestras sobre preparo, implantação e formação de lavoura, controle de brocas, técnicas de amostragem de solo e folhas, gestão da propriedade cafeeira, pragas e doenças do café e processos de recuperação de solo e nascentes.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Informações e fotos: Rayne Andrade
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/04/Dia-de-Campo-reune-mais-de-500-cafeicultores-em-Alto-Alegre-dos-Parecis_004-fotos-EMATER-RO.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/04/Dia-de-Campo-reune-mais-de-500-cafeicultores-em-Alto-Alegre-dos-Parecis_004-fotos-EMATER-RO-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciascafé,cafeicultura,dia de campoO cafeicultor Marcelo Braun, morador da Linha P34, Km 02, do município de Alto Alegre dos Parecis, abriu as portas de sua propriedade para receber cafeicultores e produtores de Rondônia e do Mato Grosso interessados em investir na cultura. O Dia de Campo teve início neste dia 6 com...