Com a totalização dos dados coletados na ultima campanha de vacinação de bovinos em  Rondônia, realizada em novembro de 2017 pela agencia Idaron, um dado chama atenção para as mudanças na liderança de produção leiteira entre os municípios.  A liderança agora está com  Nova Mamoré que tem 182.498 animais de raças leiteiras ultrapassando Jaru que tem 163.669 cabeças de gado leiteiro.
Vacas
A produção total de leite por dia em Nova Mamoré é de 124.414 litros de  leite, enquanto que o segundo colocado,  município de jaru produz 117.692 litros de leite dia, estes dados confirmam a tendência de deslocamento do crescimento da principal cadeia econômica da agricultura familiar  do eixo da BR 364, para estesleite lados da Madeira Mamoré.

Rondônia já é o estado líder em produção leiteira na Região Norte com 2,2 milhões de litros de leite dia, produção que tem grande relevância social, porque a pecuária leiteira é uma das atividades rurais que mais emprega mão de obra. Em Rondônia a pecuária leiteira gera mais de 60 mil postos de trabalho e faz girar um mercado de mais de 456 milhões de reais, diz o médico veterinário Jose de Lima Aragão, em sua tese de doutoramento pela Universidade Federal de Rondônia.

De acordo com os levantamentos do veterinário Aragão, 18 por cento do leite rondoniense é comercializado no mercado interno ou exportado para o norte de Mato Grosso e estados do Acre, Amazonas e Roraima. A produção restante é transformada em queijos tipo mussarela e exportada para o centro sul do País.

Texto:Enoque de Oliveira
Fotos:Irene Mendes
Ascom/ Emater-RO

Assessoria de Comunicação EMATERPecuária de LeiteCom a totalização dos dados coletados na ultima campanha de vacinação de bovinos em  Rondônia, realizada em novembro de 2017 pela agencia Idaron, um dado chama atenção para as mudanças na liderança de produção leiteira entre os municípios.  A liderança agora está com  Nova Mamoré que tem 182.498 animais...