A nova etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), apresentada no dia 5 de dezembro, no pavilhão do produtor em Cacoal, contará com um investimento no valor de R$ 360 mil. Os produtos adquiridos através da compra direta dos 124 produtores rurais familiares participantes serão entregues a 15 entidades sócio-assistenciais e 17 escolas, totalizando 32 instituições beneficiadas.

Executado pela Emater-RO, em apoio às políticas públicas da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) e Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) em parceria com o município, o PAA é um programa que vem possibilitando às populações em situação de insegurança alimentar, o acesso à alimentação saudável. O governo compra os alimentos dos agricultores familiares a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais e os repassa a entidades da rede sócio-assistencial pré-selecionadas.

Segundo a secretária adjunta da Agricultura no estado, Mary Braganhol, a nova modalidade de compras institucionais do PAA prevê que as instituições podem destinar até 30% de seu orçamento para aquisição de produtos da agricultura familiar. “Para isso é necessário que os agricultores se fortaleçam através de suas organizações, pois a modalidade permite compras de até R$ 6 milhões por meio das cooperativas.”

Para dar início a essa nova etapa do PAA na região de Cacoal, os agricultores participaram de uma atividade solene que contou com a presença dos secretários de agricultura do estado, Evandro Padovani e Mary Braganhol, secretário municipal de agricultura Donizete Souza da Silva, além de representantes das entidades locais, como o coordenador do PAA, Arnaldo Brito, o secretário executivo da Sepog, Charles Pereira, o gerente regional da Emater-RO, Alnex Groner e o gerente da Emater-RO local, Josué Barbosa da Silva.

Além da liberação dos recursos para o PAA os agricultores de Cacoal foram contemplados com o programa Plante Mais, do governo estadual, que visa o fortalecimento da agricultura familiar. Segundo informações da secretaria de agricultura local, foram entregues 35.960 mudas de café Conilon de um total de 200 mil mudas de café ainda a serem entregues.

Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Fotos: Esreg Pimenta Bueno
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/12/20171205_093247-1024x577-capa.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/12/20171205_093247-1024x577-capa-150x150.jpgWania RessuttiGaleria de Fotosagricultura familiar,Emater-RO,PAAA nova etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), apresentada no dia 5 de dezembro, no pavilhão do produtor em Cacoal, contará com um investimento no valor de R$ 360 mil. Os produtos adquiridos através da compra direta dos 124 produtores rurais familiares participantes serão entregues a 15...