O 3º Dia Especial sobre pecuária leiteira realizado na fazenda Buraco Fundo, de propriedade do produtor rural Lourival Caetano, em São Domingos do Guaporé, mostrou aos participantes como é possível obter excelentes resultados quando as orientações técnicas são seguidas à risca. Orientado pela Emater-RO desde 2008, o produtor, mais conhecido como “Goiano da Melancia”, vem se destacando entre as propriedades rurais da BR-429 pela produção de leite a pasto.

Produtividade de 13,2 litros/vaca, podendo chegar a 19,5/litros/vaca nos picos de lactação.
Produtividade de 13,2 litros/vaca, podendo chegar a 19,5/litros/vaca nos picos de lactação.

Localizada no quilômetro 30 da linha G, na região de São Domingos do Guaporé, a fazenda Buraco Fundo é modelo de propriedade sustentável. “Mesmo com a crise atual do leite o senhor Lourival continua a empreender associando a sua fazenda a Associação Brasileira de Criadores de Girolando”, diz o extensionista da Emater-RO, Geraldo Ferreira Filho.

A produtividade obtida com o rebanho atualmente é de, em média, 13,2 litros/vaca, podendo chegar a 19,5/litros/vaca nos picos de lactação e a produção diária é de 900 litros de leite com apenas 46 animais em duas ordenhas e uma taxa de lotação de sete Unidades Animal (UA) por hectare.

Assistência técnica e orientações repassadas pela Emater-RO.
Assistência técnica e orientações repassadas pela Emater-RO.

“Esses resultados só foi possível graças ao assessoramento que recebe constantemente da Emater-RO que, desde 2008, vem implementando um projeto sólido focado na melhoria genética do rebanho e melhorias das pastagens como: reforma com sistema integração lavoura pecuária, produção de silagem e manejo de pastagens rotacionado”, explica Geraldo.

Com a assistência técnica da Emater-RO e as orientações repassadas pelos extensionistas que assistem a propriedade o produtor vem colhendo bons frutos com o investimento que vem fazendo. Através do Projeto Inseminar – programa de governo que visa à melhoria do padrão genético do rebanho leiteiro no estado – foram registradas 212 matrizes em diferentes graus sanguíneos e a meta é, até 2021, fazer a reforma dos 121 hectares da fazenda.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Fotos: Esloc São Domingos do Guaporé
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/11/Melhoramento-genetico-de-rebanho-leiteiro-em-S-Domingos_001-foto-EMATER-RO.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/11/Melhoramento-genetico-de-rebanho-leiteiro-em-S-Domingos_001-foto-EMATER-RO-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasbovinocultura,dia especial,melhoramento genetico,produtividade,rebanho leiteiroO 3º Dia Especial sobre pecuária leiteira realizado na fazenda Buraco Fundo, de propriedade do produtor rural Lourival Caetano, em São Domingos do Guaporé, mostrou aos participantes como é possível obter excelentes resultados quando as orientações técnicas são seguidas à risca. Orientado pela Emater-RO desde 2008, o produtor, mais...