A 3ª edição da Feira da Sociobiodiversidade, iniciada nesta quarta-feira (22), na quadra poliesportiva do Sesc Ler de Nova Mamoré, reuniu 20 estandes com produtos confeccionados pelas associações de Nova Mamoré e Guajará-Mirim. Realizada pelo Governo do Estado e parceiros, a feira expõem os potenciais gastronômicos e artesanais extraídos da biodiversidade daquela região.

Promover a produção e fortalecer a cadeia produtiva local.

Durante os três dias de evento o público terá a oportunidade de conhecer produtos artesanais confeccionados em couro, como cintos e carteiras e produtos derivados do leite, castanha, açaí, maracujá, abacaxi, urucum, entre outros. De acordo com a gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestã

o (Sepog), Rúbia Lima, os produtos também serão comercializados representando um complemento na renda dos produtores. “A ideia é aproximar e integrar produtores, empresários, associações e comunidades da Região do Mamoré com objetivo de promover a visibilidade da produção local no segmento da sociobiodiversidade e fortalecer a cadeia produtiva local.

O evento terá programação ampla e diversificada em parceria com diferentes instituições ligadas ao assunto. Estão previstas apresentações culturais, balcão de atendimento sobre o projeto Benefício da Identidade Jovem, voltado aos secretários municipais de Assistência Social, com objetivo de repassar orientações para emissão da identidade para jovens na faixa etária de 18 a 29 anos. Os prefeitos, associações e representantes dos municípios vizinhos também receberão orientações para emissão da Carteira do Artesão.sociobio

Para o secretário da Sepog, George Braga, o evento atende demanda do governador Confúcio Moura de desenvolver mecanismos que impulsionem a economia local e contribuam com o progresso do Estado. “As perspectivas para sociobiodiversidade na região apontam alternativas de geração de renda para agricultores familiar, extrativistas e comunidades tradicionais, além disso, a realização das feiras em anos anteriores, alinhadas às ações desenvolvidas pelas instituições parceiras, tem incentivado as associações a buscarem a formalidade e desenvolvem suas atividades com cultura mais empreendedora e competitiva, incentivando o fortalecimento do Arranjo Produtivo Local da Sociobiodiversidade na região”, disse George.

A iniciativa segue até sexta-feira (24) e tem como principais parceiros a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento (Sedam) e Serviço Social do Comércio (Sesc) por meio do projeto Sesc Ler.

Fonte:
Texto: Jane Carla
Governo de Rondônia
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/11/sociobio-1-destaque2.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/11/sociobio-1-destaque2-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasA 3ª edição da Feira da Sociobiodiversidade, iniciada nesta quarta-feira (22), na quadra poliesportiva do Sesc Ler de Nova Mamoré, reuniu 20 estandes com produtos confeccionados pelas associações de Nova Mamoré e Guajará-Mirim. Realizada pelo Governo do Estado e parceiros, a feira expõem os potenciais gastronômicos e artesanais extraídos...