As ações implementadas pela Emater-RO nas atividades voltadas para a bovinocultura leiteira foram apresentadas durante o Dia Especial realizado na comunidade São Luiz Reis, em Ji-Paraná. O evento foi realizado no Km 16 da Linha 207, Gleba 33, Lote 61, de propriedade de Erison Soares Ribeiro, considerada referência na diversificação e manejo de pastagens. A idéia é que os resultados alcançados cheguem a outros produtores rurais, incentivando investimento no uso tecnologia e inovação nas propriedades.

Ênfase à introdução de novas variedades de pastagens.
Ênfase à introdução de novas variedades de pastagens.

O Dia Especial sobre bovinocultura leiteira foi realizado pela equipe da Emater-RO de Ji-Paraná em parceria com a Comunidade São Luiz Reis no intuito de orientar os produtores sobre a diversificação das pastagens, utilização de pastejo rotacionado convencional e irrigado e o melhoramento genético através da inseminação artificial, apresentando os resultados obtidos na propriedade do agricultor Erison. Durante as atividades foram dado ênfase à introdução de novas variedades de pastagens com maiores teores de proteínas e alternativas de alimentação das vacas em lactação durante o período de estiagem.

Foram orientadas como alternativa de alimentação a utilização da capineira paraíso, silagem de milho e cana de açúcar, fazendo-se suplementação com ração a base de quirela de milho e núcleo proteinado a fim de atender aos animais com maior produtividade leiteira. “A idéia é trabalhar em propriedades de produção leiteira tecnificada para que estas sejam referência em qualidade e produtividade e assim despertar o interesse de outros agricultores da região”, explica o extensionista da Emater-RO.

incentivo à inovações e tecnologia.
incentivo à inovações e tecnologia.

Os produtores da comunidade São Luis Reis têm na pecuária leiteira sua principal fonte de renda, assim foram ministradas palestras contemplando temas como: Melhoramento Genético em Gado Leiteiro, Irrigação de Pastagem e Manejo de Pastagem Rotacionado distribuídas em três estações com visitas técnicas. O conhecimento dos resultados no local onde eles foram alcançados contribui para que mais produtores rurais sintam-se incentivados em promover inovações com utilização de tecnologias adequadas às suas propriedades.

Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Fotos: Esloc Ji-Parana
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/09/web-IMG_20170831_115252.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/09/web-IMG_20170831_115252-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasAs ações implementadas pela Emater-RO nas atividades voltadas para a bovinocultura leiteira foram apresentadas durante o Dia Especial realizado na comunidade São Luiz Reis, em Ji-Paraná. O evento foi realizado no Km 16 da Linha 207, Gleba 33, Lote 61, de propriedade de Erison Soares Ribeiro, considerada referência na...