Extensionistas da Emater-RO da região do Território Rio Machado estiveram reunidos com representantes do Ministério do Trabalho para tratar de questões sobre o trabalho infantil no campo. A proposta é promover ações de combate e erradicação ao trabalho de crianças e adolescentes, levando-se em conta a aproximação dos extensionistas com as famílias rurais. Após ouvir palestras sobre a problemática que se alastra pelo estado e pelo país, as instituições governamentais assinaram um termo de compro

48% de crianças e adolescentes que se encontram na ilegalidade do trabalho infantil.
48% das crianças e adolescentes que se encontram na ilegalidade do trabalho infantil.

misso definindo ações de combate ao trabalho infantil na zona rural.

Assim como na cidade, o trabalho infantil na zona rural tem roubado das crianças os seus sonhos e a oportunidade de um futuro melhor. São milhares de crianças e adolescentes exploradas de forma indiscriminada em todo o Brasil, em locais que vão desde semáforos, lixões, indústrias, no campo e até dentro de casa.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2015), quase três milhões de jovens brasileiros entre 5 e 17 anos têm cerceado o seu direito à infância e à educação. Desses, 80 mil crianças estão na faixa etária de 5 a 9 anos e 60% delas na área rural das regiões Norte e Nordeste.

Em Rondônia, segundo a Dra. Temis Teodora Gomes Cordeiro, auditora fiscal do trabalho e coordenadora do projeto de combate ao trabalho infantil, 48% das crianças e adolescentes que se encontram na ilegalidade do trabalho infantil estão no campo. “Em 2010, que são os últimos dados que tenho em mãos, Rondônia contava com 45 mil crianças trabalhando e só em Porto Velho somam oito mil”, diz a auditora.

Orientação e sensibilização das famílias rurais.
Orientação e sensibilização das famílias rurais.

São dados alarmantes que não podem ficar apenas na responsabilidade de poucos, devendo ser combatido por toda a sociedade. Em Rondônia, assim como em todo o país, o Ministério do Trabalho tem encabeçado campanhas visando à conscientização e combate à exploração do trabalho infantil e para isso tem buscado apoio de diversas instituições, dentre as quais, a Emater-RO.

Palestras sobre a questão da exploração do trabalho infantil na zona rural foram realizadas para extensionistas da Emater-RO de todo o estado, visando favorecer a criação de uma nova consciência na família sobre esse problema. A última, palestra foi realizada na região do Território do Rio Machado, em Pimenta Bueno, na sede local da Emater-RO daquele município.

Proferida pelo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Dr. Marcos Gomes Cutrim, a palestra realizada em Pimenta Bueno abordou desde o conceito de trabalho infantil até situações de vulnerabilidade de drogaditos, abordando a drogadição na adolescência no meio rural, problema esse que tem causado uma grande evasão escolar.

Para Marcos Gomes, o trabalho da Emater-RO na orientação e na sensibilização do trabalho infantil no meio rural é muito importante, já que seus extensionistas têm uma grande aproximação com as famílias rurais. E esse trabalho, somado ao trabalho das demais instituições, proporcionará um grande avanço no combate ao trabalho infantil no campo.

Para consolidar essa ação e definir as atribuições de cada instituição envolvida, ao término da palestra foi assinado um documento firmando compromisso de trabalho conjunto entre o Ministério do Trabalho, a Emater-RO, Seagri, Idaron e as secretarias de Saúde, da Educação e de Assistência Social, todas imbuídas no combate ao trabalho infantil e em mudar essa realidade no estado de Rondônia.

Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Fotos: Esreg Pimenta Bueno
EMATER-RO
Wania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciascrianças e adolescentes,erradicação,trabalho infantilExtensionistas da Emater-RO da região do Território Rio Machado estiveram reunidos com representantes do Ministério do Trabalho para tratar de questões sobre o trabalho infantil no campo. A proposta é promover ações de combate e erradicação ao trabalho de crianças e adolescentes, levando-se em conta a aproximação dos extensionistas...