Uma parceria firmada entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Empresa Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado de Rondônia (Emater-RO) lançou um projeto piloto para atendimento a médios produtores rurais. O convênio assinado entre as duas instituições prevê atendimento inicial a 300 famílias que se encontram fora das regras do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A proposta visa fortalecer as cadeias produtivas de bovinocultura de corte, piscicultura e café em quatro regiões do estado.

Aumento da renda, geração de emprego e fortalecimento das cadeias produtivas e
Aumento da renda, geração de emprego e fortalecimento das cadeias produtivas.

Atualmente, a prioridade de ação da Emater-RO é prestar assistência técnica às pequenas famílias rurais, visando o seu desenvolvimento econômico e melhoria de qualidade de vida, através da geração de emprego e renda no campo. Com o convênio firmado junto ao Mapa, a Emater-RO inicia um projeto experimental para atender famílias rurais que já ultrapassaram os limites de pequena propriedade, mas que também ainda não se enquadram entre os grandes produtores rurais. “São famílias que já não podem mais ser atendidas com a linha de crédito do Pronaf porque já possuem área maior e a sua renda ultrapassa o limite máximo protocolado pelas regras de atendimento à agricultura familiar pronafiana”, diz o diretor técnico e de planejamento da Emater-RO, Francisco Sobrinho.

O convênio foi assinado no final do ano de 2016, com início para execução no segundo semestre deste ano. O projeto deverá ser executado em 12 meses com aplicação dos R$ 500 mil disponibilizados pelo ministério para execução do projeto nas regiões de Porto Velho, Ariquemes, Pimenta Bueno e Rolim de Moura. “Os recursos são poucos mediante a demanda existente, mas vamos dar o melhor de nós para executar o projeto”, diz o engenheiro agrônomo da Emater-RO, Rafael Cidade, que está coordenando o projeto.

Segundo Francisco Sobrinho a meta é assistir 300 famílias sendo: 120 famílias de Porto Velho e 60 de Pimenta Bueno que atuam com atividade de pecuária de corte, 60 famílias da região de Ariquemes com atividade piscícola e 60 famílias de cafeicultores da região de Rolim de Moura. “A finalidade é promover e desenvolver atividades direcionadas aos médios produtores rurais, proporcionando um aumento da renda e geração de emprego no campo”, explica Sobrinho.

Assistência técnica e oferta de serviço com qualidade.
Assistência técnica e oferta de serviço com qualidade.

Para dar inicio ao projeto, os gerentes da Emater-RO das regiões envolvidas reuniram-se na capital para discutir as ações a serem desencadeadas para prestar a assistência técnica e ofertar serviço de qualidade. Os extensionistas que forem designados para atuar junto aos médios produtores rurais iniciarão as atividades selecionando as 300 famílias que se enquadram nas exigências do convênio, conforme as metas estabelecidas por região.

A Emater-RO terá 12 meses para executar e avaliar o projeto piloto e se obtiver resultados positivos, há grande possibilidade de o Mapa ampliar o número de famílias a serem assistidas para os próximos anos.

Texto e fotos: Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/07/Ater-para-medio-produtor-rural_003-FOTO-WANIA-RESSUTTI.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/07/Ater-para-medio-produtor-rural_003-FOTO-WANIA-RESSUTTI-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasassistência técnica,ater,extensão rural,medio produtorUma parceria firmada entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Empresa Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado de Rondônia (Emater-RO) lançou um projeto piloto para atendimento a médios produtores rurais. O convênio assinado entre as duas instituições prevê atendimento inicial a 300...