Comitiva-da-agricultura-do-Amapa-visita-lavoura-e-agroindustria-em-Rondonia_004-foto-ROBSON-PAIVA
lavoura de café clonal com 50 hectares de café plantado.

Consolidando a parceria das instituições de assistência técnica e extensão rural, a Emater-RO recebeu nesta semana, a visita da comitiva de agricultura do estado do Amapá. Entre os visitantes estavam o diretor da instituição de assistência técnica e extensão rural do Amapá (Rurap), José Maria Damasso Lima, secretário de Estado do desenvolvimento rural, Osvaldo Helio, secretario de Estado de ciência e tecnologia, Robério Aleixo Anselmo Nobre e o chefe adjunto do gabinete civil, Carlos Marques.

Acompanhados pelo diretor técnico e de planejamento da Emater-RO, José de Arimateia da Silva, o grupo visitou uma lavoura de café premiada, um viveiro e uma propriedade de produção de inhame, todas no município de Alvorada do Oeste e, em Ouro Preto do Oeste uma agroindústria de pescado.

A lavoura visitada em Alvorada do Oeste foi a do cafeicultor Antônio Alves Sobrinho, mais conhecido como Antônio baiano, uma lavoura de café clonal com 50 hectares de café plantado. Lá, eles ainda tiveram a oportunidade de ver em funcionamento, a colhedeira que o produtor utiliza para colher o seu café.

A aquisição do equipamento facilitou a colheita do café.

A família de Antônio baiano cultiva café há mais de 30 anos. Tudo começou entre os irmãos, mas hoje já conta com ajuda dos filhos e sobrinhos na condução da lavoura. O produtor conta que quando iniciou a atividade em Alvorada do Oeste, em 1987, tudo era mais difícil, mas com a ajuda da Emater-RO, incentivo do governo do estado e crédito rural facilitado pelas instituições financeiras foi possível investir na propriedade e fortalecer o seu negócio. “Hoje, nós estamos com, aproximadamente, 50 hectares de café, mas há poucos anos, esse café ainda era o tradicional. Hoje trabalhamos com o clonal”. Explica seu Antônio.

Para Arimateia, “foi uma honra receber a equipe do Amapá no estado de Rondônia”.  Apresentando o estado à comitiva ele explicou que é a união entre governo, legislativo e produtor que fortalece a agricultura local, em especial a agricultura familiar e, por fim, disse que as portas de Rondônia estarão sempre abertas para o Amapá e para qualquer outro estado que quiser visitar Rondônia.

O secretario Hélio, do Amapá, falando em nome de toda a comitiva, mostrou-se entusiasmado com a proximidade entre os poderes e a família rural, dizendo ser essa a intenção do Amapá e que o motivo da visita foi promover uma integração da Amazônia, pois ele acredita que isso precisa ser feito para que haja mais troca de informações para se alcançar o potencial desejado. “Aprendemos muito com esse nível de tecnologia que vimos aqui, com a irrigação, com os clones, com as máquinas, com a visão de mercado e com a integração que os poderes têm com a agricultura familiar”.

Produção de mudas de café clonal de qualidade.

Após a visita à lavoura cafeeira, o gerente regional da Emater-RO no território do Vale do Guaporé, Luciano Brandão, encaminhou o grupo à propriedade do viveirista Geraldo Jonacir Casteluber. A propriedade conta com 12 ha de café plantados e produção de mudas de café clonal de qualidade. Na sequencia, foi feita uma rápida visita a uma propriedade de cultivo de inhame, cultura esta que vem crescendo muito na região.

No dia seguinte comitiva foi visitar uma agroindústria de pescado no município de Ouro Preto do Oeste onde tiveram a oportunidade de conhecer o empreendimento de Elivelton Rodrigues. Trata-se de um projeto sustentável que está em processo de regularização junto aos órgãos competentes e que deverá beneficiar 22 toneladas de pescado. Na oportunidade também foi explanado aos visitantes o projeto de incentivo às agroindústrias através do Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária do Estado de Rondônia (Prove).

Participaram também das visitas, os extensionistas da Emater-RO, Geovane Tomiazzi Soares (gerente da unidade de Alvorada do Oeste) e Flávio Gonçalves, os deputados estaduais Laerte Gomes e Adelino Folador, diretor do Departamento de Estrada de Rodagem, Ezequiel Neiva, e prefeito de Alvorada do Oeste, Walter Silva.

Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Fotos: Robson Paiva
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/05/Comitiva-da-agricultura-do-Amapa-visita-lavoura-e-agroindustria-em-Rondonia_001-foto-ROBSON-PAIVA.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/05/Comitiva-da-agricultura-do-Amapa-visita-lavoura-e-agroindustria-em-Rondonia_001-foto-ROBSON-PAIVA-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasassistência técnica,café,extensão rural,visitaConsolidando a parceria das instituições de assistência técnica e extensão rural, a Emater-RO recebeu nesta semana, a visita da comitiva de agricultura do estado do Amapá. Entre os visitantes estavam o diretor da instituição de assistência técnica e extensão rural do Amapá (Rurap), José Maria Damasso Lima, secretário de...