Com o objetivo de elevar a produção e a eficiência produtiva em 700 propriedades rurais que desenvolvem atividade leiteira na região central do Estado de Rondônia, a equipe da Emater-RO de Nova Londrina reuniu-se com o representante da Unidade Avançada de Planejamento e Gestão Regional (UAPGR), Romildo Alves Pereira, para discutir a ampliação da bacia leiteira do estado. A ideia é promover o desenvolvimento na atividade de pecuária leiteira nas propriedades selecionadas com adoção de medidas de manejo e inovações tecnológicas que resultem no aumento da produção de leite e produtividade.

Acompanhados do o gerente regional da Emater-RO no Território Central, Antônio de Assis Furtado, e dos supervisores Geandro Altoé Seibert (de crédito rural) e Amâncio Estevão Neto (área animal), a equipe levou à discussão a necessidade de aquisição de animais geneticamente melhorados e práticas de manejo e controle sanitário mais adequado. Segundo o gerente do escritório da Emater-RO em Nova Londrina, Sergio Batista de Morais, a adoção de manejo nutricional adequado e controle sanitário animal em propriedades com interesse e boa receptividade às novas tecnologias repassadas pelos órgãos de assistência técnica, vai contribuir para que as propriedades rurais que trabalham com atividade leiteira na região possam produzir com mais eficiência.

O gerente explica ainda que, para esta ação estão previstas a aquisição de 3.500 novas matrizes de boa qualidade, melhoradas geneticamente para reposição de animais descartados no processo produtivo, 140 Kits completos de inseminação artificial, 14 mil doses de sêmens, além de utensílios, equipamentos e 72 reprodutores melhoradores. A perspectiva é que com isso, tenhamos um aumento de 50% na produtividade média obtida nas propriedades selecionadas, que hoje é de 4,5 litros/cab/dia, em média. Essa ação prevê ainda que essas propriedades, em um período de três anos, possam vir a serem os indutores na implantação de inovações tecnológicas aos demais produtores da circunvizinhança.

Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Fotos: Esloc Nova Londrina

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/05/Bacia-Leiteira-NL-3.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/05/Bacia-Leiteira-NL-3-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesGaleria de Fotoscontrole sanitário,desenvolvimento,manejo,pecuáriaCom o objetivo de elevar a produção e a eficiência produtiva em 700 propriedades rurais que desenvolvem atividade leiteira na região central do Estado de Rondônia, a equipe da Emater-RO de Nova Londrina reuniu-se com o representante da Unidade Avançada de Planejamento e Gestão Regional (UAPGR), Romildo Alves Pereira,...