O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Emater-RO, Seagri e Idaron, em parceria com a Prefeitura de Alto Alegre dos Parecis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Social (Semads), e iniciativa privada, realizou o 1º Dia de Campo Café Nota 10. A atividade reuniu 423 pessoas na Linha P-34, Km 02 em Alto Alegre dos Parecis, de propriedade do produtor rural Marcelo Braun. Além dos produtores da região, o evento recebeu a visita de produtores rurais de Nova Brasilândia do Oeste, Alta Floresta do Oeste, Santa Luzia do Oeste, Ministro Andreaza, São Miguel do Guaporé e Rolim de Moura, todos interessados em investir na produção de café.

Com a aproximação do início da colheita do café, torna-se importante ressaltar os aspectos que devem ser avaliados para a colheita na lavoura. Assim, o Dia de Campo trouxe informações importantes para os participantes. Segundo o extensionista da Emater-RO, Aloísio Teixeira Pio, o café deve ser colhido com o maior percentual de maturação, visando que a lavoura apresente seu maior potencial de produção. “O ideal é realizar a colheita com menos de 20% de grãos verdes”. A propriedade que serviu de referência para a realização do Dia de Campo em Alto Alegre dos Parecis apresentou um café com dois anos de idade com expectativa de produtividade de 90 sacas por hectare.

Outro destaque do 1º evento foi mostrar aos participantes a importância da análise de solo e análise foliar para lavoura cafeeira, colheita manual, semi-mecanizada, poda, adubação pós-colheita, secagem, armazenamento e beneficiamento do café. “É muito importante que com as evidências do mercado do café, exigindo elevação do nível de competitividade, considere-se prioridade a busca pela melhoria dos índices de qualidade do produto, principalmente nas pequenas propriedades, as quais detém maior participação na produção”, alerta Aloísio que contou com o apoio do técnico da Semads, Alexandre Carlos Barszcz, na organização do evento.

A propriedade foi apresentada pelo proprietário Marcelo Braun e seu pai Laerte Braun, que também mostraram os materiais de excelente qualidade identificados na propriedade e que estão sendo multiplicados através de mudas clonais. Os participantes ainda tiveram a oportunidade de visitar a lavoura de café e observar a colheita manual e semi-mecanizada de duas empresas participantes no evento.

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/05/Dia-de-Campo-apresenta-2.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/05/Dia-de-Campo-apresenta-2-150x150.jpgRegional Zona da MataGaleria de FotosO Governo do Estado de Rondônia, por meio da Emater-RO, Seagri e Idaron, em parceria com a Prefeitura de Alto Alegre dos Parecis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Social (Semads), e iniciativa privada, realizou o 1º Dia de Campo Café Nota 10. A atividade reuniu 423...