O Dia de Campo sobre cafeicultura tecnificada realizada em Ministro Andreazza reuniu 215 produtores rurais interessados em adquirir novos conhecimentos sobre a cultura. A atividade foi realizada na Linha 05, Lote 43-C, Gleba 05, de propriedade do agricultor Adevaldo Ardissão Boldrin, com o objetivo de apresentar as tecnologias desenvolvidas e aplicadas na cultura do café clonal.

O café é a cultura de maior expressão econômica e social.

Segundo a gerente do escritório local da Emater/Ministro Andreazza, Rivani Sena Rossi, o intuito foi despertar o interesse dos cafeicultores da região a investir na cafeicultura e alcançar uma maior produtividade com a utilização de clones comprovadamente mais produtivos. “Foram apresentadas técnicas de manejo de calagem e adubação, como também manejo integrado de pragas e doenças, controle de plantas invasoras, qualidade na colheita, secagem, beneficiamento e estocagem de grãos”.

O Trabalho que a Emater-RO vem desenvolvendo em Ministro Andreazza faz parte do projeto tecnificação da cafeicultura local. “Ao longo do tempo, buscamos sensibilizar os poderes públicos (estadual e municipal) para, através de seus órgãos competentes, disponibilizar recursos para atender os anseios e necessidades para o desenvolvimento com tecnificação da cafeicultura em nossa região”, explica a gerente.

Os resultados estão vindo ao encontro dos anseios da população.

Para o extensionista, Wesley Gama, também da Emater-RO, o café é a cultura de maior expressão econômica e social para Ministro Andreazza. Segundo ele, “na safra de 2015/2016 o município colheu mais de seis mil toneladas do grão.” Na propriedade que serviu de modelo para o dia de campo a produção era, em média, 45 sacas de café/ha. Após a aplicação das tecnologias orientadas através da prestação da assistência técnica da Emater-RO, comprovou-se um aumento significativo da produtividade que hoje alcança um total de 100 sacas de café/ha.

Com esse trabalho busca-se o resgate dos agricultores desmotivados com a cultura do café que, nos últimos anos, perdeu espaço para outras explorações, causando um desequilíbrio econômico para as famílias rurais. “Graças a sensibilidade do poder público municipal, estadual e parceiros, bem como os cafeicultores da agricultura familiar, já podemos apresentar resultados que vieram ao encontro dos anseios de nossa população”, comemora a extensionista da Emater-RO.

Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Fotos: Esloc Ministro Andreazza
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/04/Agricultores-de-Ministro-Andreazza-buscam-tecnologia-para-resgate-da-cafeicultura_004-Foto-EMATER-RO.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/04/Agricultores-de-Ministro-Andreazza-buscam-tecnologia-para-resgate-da-cafeicultura_004-Foto-EMATER-RO-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciascafe tecnificado,cafeicultura,dia de campo,tecnologiaO Dia de Campo sobre cafeicultura tecnificada realizada em Ministro Andreazza reuniu 215 produtores rurais interessados em adquirir novos conhecimentos sobre a cultura. A atividade foi realizada na Linha 05, Lote 43-C, Gleba 05, de propriedade do agricultor Adevaldo Ardissão Boldrin, com o objetivo de apresentar as tecnologias desenvolvidas...