Presidentes e diretores de associações rurais de Porto Velho, ouvem propostas e questionam entraves e facilidades na tomada de crédito agrícola.

Chamado a se pronunciar o Presidente do Sindicato Rural de Porto Velho, Luis Pires cobrou dos bancos que operam o Programa Nacional de Crédito da Agricultura Familiar – Pronaf, que adotem critérios mais realistas para exigir garantias de crédito, e que nos casos de indeferimento do projeto, que o produtor seja logo notificado, sobre as razões, para a imediata correção e possível reapresentação.

Atualmente qualquer agricultor que não cria gado de leite ou de corte tem dificuldades para aprovar financiamentos agrícolas, disse o presidente que ainda argumentou que há uma grande demanda por frutas na capital, no entanto “quando um agricultor procura o agente financeiro para financiar um sistema de irrigação, por exemplo, não consegue porque as garantias que ele oferece não são aceitas”, asseverou Pires.

Da parte do Banco da Amazônia, a responsável pela carteira agrícola esclareceu que o banco está sujeito às normas do Banco Central( BC), que muitas vezes contraria a necessidade dos produtores locais. E que a maioria dos entraves está ligado a questões legais, como propriedade localizada em áreas de litígio, falta de documentos, ou restrições ao crédito.

As vezes o problema é apenas um atraso na conta de luz, que termina incluindo o nome do produtor na lista do Serasa/SPC.
Para minimizar o problema o gerente regional da Emater-RO Hilton Uchoa informou que todos os escritórios do Território Madeira Mamoré, estarão engajados numa ação para dar velocidade nos planos de financiamento com segurança para técnicos e produtores rurais, para isto serão realizados mutirões para coleta de propostas diretamente nas comunidades rurais.

Os mutirões são prioridade para o Escritório Local da Emater-RO em Porto Velho, porque o município tem uma grande demanda por crédito e produtor precisa conhecer os critérios e facilidades para contratação de financiamento. Este ano será aceito, como documento da terra, declarações de posse da terra, desde que esta posse seja mansa e pacífica, disse o gerente da Emater local de Porto Velho, Fabio Dutra.

Oportunidade

O agricultor que tiver um ou mais financiamentos, anterior a 31 de dezembro de 2011, tem a oportunidade de liquidá-lo com desconto de até 80% do valor da dívida, isto tanto para mutuários adimplentes como inadimplentes, e quem quitar as dividas, automaticamente estará apto a tomar novos créditos, é o que garante a lei 13.340 de 28 de setembro de 2016.

É hora de o agricultor aproveitar as oportunidades para se habilitar para o crédito rural e visitar a maior vitrine de tecnologias agrícolas da Região Norte, a Rondônia Rural Show, que acontece em Ji-Paraná de 24 a 27 de maio, e fechar bons negócios.

Gerentes regional e local da Emater-RO garantiram a realização de mutirões para coleta de propostas de crédito diretamente nas comunidades.

Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Robson Paiva
Emater-RO/Ascom

Assessoria de Comunicação EMATERNotíciasUltimas notíciasA convite da Emater-RO um grupo de presidentes e diretores de associações rurais de Porto Velho, se reuniram esta semana para ouvir propostas e debater questões como facilidades e entraves na tomada de financiamento agrícola, e ainda renegociação de divida e inadimplência. Chamado a se pronunciar o Presidente do Sindicato...