A campanha é uma alerta para que todas as mulheres façam o autoexame

O evento foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde local e as escolas-pólo Ulisses Matosinho (2ª linha da Gleba G) e Irineu Antônio Dresch (da Linha-128, setor Riachuelo). Cerca de 140 mulheres entre mães de alunos, professoras e funcionárias da escola participaram do evento.

As palestras foram realizadas com ênfase ao câncer de mama, enfatizando da importância de a mulher conhecer suas mamas, atentar às alterações suspeitas e sobre os fatores que aumentam o risco da doença, alertando sobre prevenção, sinais, sintomas, tratamentos e detecção precoce.

A extensionista social Margareth Regalado, da Emater-RO/Ji-Paraná, explica que a campanha é uma alerta para que todas as mulheres façam o autoexame das mamas, orientando que o mesmo deve ser feito logo após o ciclo menstrual. “A conscientização depende de cada um de nós”, diz a extensionista, orientando às mulheres para que “lutem com força contra o câncer de mama”.

A mamografia deve ser feita uma vez ao ano.

A detecção precoce é a melhor estratégia e um dos meios para saber se há riscos é a realização do exame de mamografia. Desde o início deste ano a Emater-RO já realizou diversos mutirões de agendamento do exame de mamografia nas comunidades rurais em Ji-Paraná, realizando aproximadamente, 200 exames de mamografias.

A extensionista da Emater-RO alerta ainda que esse exame deve ser feito uma vez por ano, principalmente em mulheres com idade entre 40 e 69 anos de idade. “É a partir dessa idade que o risco da doença aumenta significativamente”, alerta Margareth.

Além da prevenção ao câncer de mama, as palestras abordaram também os riscos do câncer do colo uterino e as doenças sexualmente transmissíveis, distribuído, inclusive, material informativo sobre o câncer de mama a todas as participantes do evento.

Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Cel. (69) 99204-0759
Fotos: Irene Mendes