Além de adquirir conhecimentos para sua formação, os alunos da rede estadual de ensino do município de Colorado do Oeste terão agora mais um motivo para frequentarem a escola: uma alimentação saudável e de qualidade. Através de uma parceria firmada entre a Emater-RO e o Sebrae-RO, agricultores familiares e merendeiras da região sul do estado foram capacitados na manipulação de alimentos.

pequenas mudanças de hábitos no dia a dia
Pequenas mudanças de hábitos no dia a dia.

Os 30 participantes aprenderam receitas nutritivas e receberam orientações sobre como higienizar, conservar, preparar e distribuir os alimentos. O interessante é que os produtos utilizados foram os produtos adquiridos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), onde o governo estadual, em parceria com o governo federal, compra a produção diretamente do agricultor e a distribui entre as instituições que atuam com famílias em situações de vulnerabilidade.

Segundo a extensionista da Emater-RO, Ana Paula Salviana de Lázari, a necessidade de oferecer uma capacitação às merendeiras surgiu com as visitas realizadas pelos extensionistas nas escolas beneficiadas com o PAA. Em conversa com os diretores, eles ouviram que muitos dos produtos recebidos não estavam sendo aproveitados em sua totalidade. “Havia um grande desperdício dos alimentos exatamente onde o alimento deveria ser aproveitado, que é na cozinha”, diz.

curso oferecido as merendeiras pela Emater-RO e Sebrae-RO (3)-FOTO EMATER-RO
Práticas corretas de higiene e manipulação.

Enoelma Nunes, do escritório regional da Emater de Colorado do Oeste, explica que o descarte de cascas, sementes e raízes que poderiam ser usadas em diversas receitas é um exemplo de como se joga na lixeira o que deveria estar no prato. “A alimentação sustentável é capaz de combater este processo com pequenas mudanças de hábitos no dia a dia: aproveitamento integral, conservação e correta manipulação dos produtos”.

O curso foi ministrado pela médica veterinária Marili Gramolim Garcia Winckler, de Cuiabá-MT. Para ela, é preciso capacitar as merendeiras no preparo de alimentos diferenciados e nutritivos, que agradem ao paladar das crianças. Além disso, é muito importante ensinar as práticas corretas de higiene e manipulação, para evitar intoxicações. “O foco é a segurança alimentar”, explica.

O curso foi realizado nos dias 28 e 29 de setembro, na sede da Associação dos Criadores de Colorado do Oeste (Ascool).

Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Fotos: Emater/Colorado do Oeste
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2016/10/curso-oferecido-as-merendeiras-pela-Emater-RO-e-Sebrae-RO-2-FOTO-EMATER-RO.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2016/10/curso-oferecido-as-merendeiras-pela-Emater-RO-e-Sebrae-RO-2-FOTO-EMATER-RO-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasalimentação sustentável,educação,Emater-RO,merendeiras,saúde,segurança alimentarAlém de adquirir conhecimentos para sua formação, os alunos da rede estadual de ensino do município de Colorado do Oeste terão agora mais um motivo para frequentarem a escola: uma alimentação saudável e de qualidade. Através de uma parceria firmada entre a Emater-RO e o Sebrae-RO, agricultores familiares e...