DSC_0001Agricultores de Candeias do Jamari conheceram nesta terça feira, 19 de julho, o novo Plano Safra da agricultura familiar apresentado pelo Banco do Brasil e Emater-RO numa solenidade realizada na Camara Municipal, na mesma oportunidade foram assinados 15 contratos de financiamento que somados totalizam um milhão de reais e foram coletadas propostas para novos créditos que deverão ser contratados durante a grande feira Porto Agro que se realiza em Porto Velho nos dias 24 a 28 de agosto.

Os bons ventos que sopram a favor da agricultura no país é o que tem sustentado a economia brasileira. Começamos o ano com uma previsão de queda no Produto Interno Bruto (PIB) na ordem de 3,88%, mas o bom desempenho do agronegócio que teve um superávit de mais de um por cento,  ajudou a segurar os números negativos. Hoje os jornais já falam do anúncio do Fundo Monetário Internacional (FMI), que prevê crescimento positivo de meio por cento em 2017 para a economia brasileira.

Embora não conheça a linguagem dos economistas o agricultor Antonio Ademar Vieira Martins presidente da Associação dos produtores da linha 55b (Asprolim), falou na reunião sobre o que ele acha ser um dos fatores que empurram o trem da agricultura, mantendo-a nos trilhos do crescimento.

Ele apontou o trabalho da Emater-RO na execução da política agrícola do Estado, criando oportunidades para que os agricultores se encontrem diretamente com as empresas fornecedoras, façam suas propostas de crédito e tenham seus projetos elaborados e encaminhados ao banco imediatamente como um dos fatores que animam os produtores e alavanca a economia do município.

O vice presidente da Emater-RO, Marcio André Milani falou em nome do Estado e destacou Candeias, como um grande celeiro agrícola de Rondônia, pela notável produção de grãos, arroz, soja e milho, produtos pecuários e hortaliças. Segundo Milani o município com incentivo do Governo do Estado terá sua posição consolidada entre os primeiros produtores de alimentos do norte do País.

Texto: Enoque de Oliveira

Fotos Irene Mendes

DSC_0062

DSC_0073