Para aumentar a quantidade da produção leiteira, o produtor rural Gilmar Dutra Vial conta  que é preciso melhorar geneticamente o plantel. Foi dessa maneira que ele aumentou o ganho na produção de leite na propriedade em Vale do Paraíso, e participa do concurso leiteiro que está ocorrendo durante a Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Expojipa), que segue até domingo no Parque de Exposições Hermínio Victorelli.
Sitiante da agricultura familiar há 30 anos, Vial explicou que só depois que investiu em matriz e inseminação artificial conseguiu aumentar a produção. “Nossas vacas produziam em média cinco litros de leite por dia. Hoje já ordenhamos animal que passa dos 40 litros por dia”, disse, ilustrando que o apoio técnico da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) foi decisivo ao melhoramento do rebanho.
“A Limeira produziu 20,010 quilos hoje pela manhã”, contou Vial, atribuindo à vaca Limeira o segundo maior resultado da primeira ordenha do Concurso Leiteiro coordenado pela Emater, nessa quinta-feira (14), na Expojipa.  A vaca Vitória, do produtor Adriano Vieira da Silva, de Theobroma, produziu 21,780 quilos na primeira pesagem, também na quinta-feira.
Para melhorar geneticamente o plantel, o pequeno produtor conta com o apoio da Emater na elaboração de propostas de financiamentos junto aos bancos. “O recurso poderá ser aplicado em aquisição de matrizes”, exemplificou o coordenador do concurso leiteiro, o técnico Amâncio Estevão Neto.
A inseminação artificial é outro caminho para o agricultor familiar melhorar a qualidade do rebanho e elevar os ganhos na produção leiteira. “A inseminação é a porta de investimento mais econômica, já que a propriedade é pequena e não comporta muitas cabeças de gado. Com poucas reses e de qualidade o ganho aumenta consideravelmente”, ensinou Gilmar Vial, reforçando que o pequeno produtor ganha mais investindo pouco.
Durante o Concurso Leiteiro, Vial cuida da vaca “Limeira” como se fosse sua filha. Alimenta, dá banho, acaricia e até conversa com o bicho. “O animal está fora do ambiente dele. Aqui é muito estresse para a vaca, muitas pessoas, flashes, por isso dedicamos mais atenção e cuidamos mais de perto dela”, disse o produtor, ao refrescar a vaca Limeira com jatos de água.
Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio

Secom – Governo de Rondônia

 

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2016/07/12351.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2016/07/12351-150x150.jpgEdevilsonNotícias Para aumentar a quantidade da produção leiteira, o produtor rural Gilmar Dutra Vial conta  que é preciso melhorar geneticamente o plantel. Foi dessa maneira que ele aumentou o ganho na produção de leite na propriedade em Vale do Paraíso, e participa do concurso leiteiro que está ocorrendo durante a...