APRESENTAÇÃO

O crédito rural é um dos componentes de várias políticas de incentivo à produção agropecuária, sendo uma ferramenta utilizada por governos de diversos países como subsidio ao setor, justificada pela vulnerabilidade da atividade primária produtiva aos fatores climáticos, quando comparado com setor produtivo secundário e terciário.  No Brasil, o crédito rural é um importante instrumento de desenvolvimento da atividade agropecuária, tendo sido fundamental nos últimos quarenta anos para permitir o crescimento da economia nacional.

O crédito rural proporciona a circulação de recursos monetários para produção agropecuária (matéria prima vegetal, mineral e animal), movimentando a economia nacional elevando investimentos e geração de renda.  É um instrumento que proporciona aos produtores rurais a oportunidade não só de desenvolvimento econômico mais abre a ponte para o desenvolvimento social e cultural que tem como base o aumento da rentabilidade, da qualidade de vida e do bem estar das famílias rurais.

A EMATER-RO convicta da importância do crédito rural para o Estado de Rondônia trabalha há 44 anos em prol do fortalecimento do setor agropecuário, principalmente no fortalecimento da agricultura familiar, sendo pioneira na prestação de assistência técnica e extensão rural, promovendo a capacitação dos agricultores no uso de tecnologias para aumentar a produtividade e incentivando investimentos em infraestrutura visando à sustentabilidade econômica, social e ambiental das unidades produtivas, com o objetivo de agregar renda e gerar empregos no campo.

Em Rondônia o Estado tem adotado medidas para ampliar o acesso ao crédito rural, promovendo de ações como a regularização fundiária dos imóveis rurais, a regularidade ambiental, o incentivo à agroindustrialização através de programas e políticas específicas. Logo viabilizando o acesso ao credito rural a todos os produtores do estado principalmente aos agricultores familiares.

A aplicação do credito rural no estado de Rondônia é uma demanda crescente e necessária para sua estruturação econômica, já que cerca de 20% do PIB estadual provem do setor produtivo agropecuário. Hoje existem cerca de 68.718 Declarações de Aptidão ao PRONAF (DAP) ativas no. Além de ser responsável por mais de 50% do credito aplicado através do PRONAF que só no ano de 2015 atingiu o montante de R$ 196.183.998,07 com o número de 4.368 projetos contratados, beneficiando 11.238 agricultores familiares no Estado . A EMATER-RO tem participação ativa na evolução agrícola e pecuária do Estado, pois sempre foi e é o elo entre as políticas de incentivo e apoio a produção agropecuária e os produtores rurais.

Em 2016, até o mês de maio foram elaborados 2.535 projetos perfazendo R$116.542.669,49. Sendo 80% do valor investido na pecuária tanto em infraestrutura e na compra de animais.

 

Fonte: Gerencia de Planejamento e Informações GEPIN

EdevilsonCrédito Rural                                                                                                           APRESENTAÇÃO O crédito rural é um dos componentes de várias políticas de incentivo à produção agropecuária, sendo uma ferramenta utilizada por governos de diversos países como subsidio ao setor, justificada pela vulnerabilidade da atividade primária produtiva aos fatores climáticos, quando comparado com setor produtivo secundário e terciário.  No Brasil,...