Governo aprova o plano anual de trabalho da Emater-RO

O conselho deliberativo da Entidade Autárquica de Assistencial Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), aprovou por unanimidade o Programa Anual de Trabalho (Proater) da autarquia, para ao ano de 2026. O plano de trabalho foi elaborado seguindo orientações do levantamento diagnóstico da realidade rural de Rondônia, realizado pelos próprios extensionistas, e ajustado ao orçamento estabelecido para este ano, no valor de R$129.976.178,00.
Os produtores rurais assistidos pela Emater-RO estão distribuídos nos 52 municípios e mais 22 distritos, onde a Entidade mantêm escritórios com equipes capacitadas para atendimentos em atividades pecuárias e agrícolas, e ainda orientar os agricultores em questões sociais e documentação como: elaboração de planos de crédito, regularização fundiária e também previdenciária, inclusive, em relação este último item, a Emater-RO possui um convênio com o INSS que permite aos seus técnicos realizar serviços que auxiliam os agricultores a acessarem seus direitos previdenciários.
O Proater é o instrumento que define os meios e métodos para execução dos serviços da extensão rural, bem como prevê os recursos orçamentários necessários para execução do trabalho. Neste ano serão realizados, conforme prevê o Proater, 177.616 atendimentos, vale destacar as características muito particulares do público assistido, composto por 84,5% de pessoas do sexo masculino e 15,5 feminino, 72% possuem escolaridade limitada ao ensino fundamental, mas com uma característica inovadora 91% têm acesso à internet.
Uma das grandes limitações do serviço de assistência técnica e extensão rural é a comunicação direta com os agricultores, devido às distâncias, infraestrutura de transporte e a relação numero de extensionistas para o universo de produtores, fatores que limitam a capacidade de ampliar o numero de agricultores atendidos. Este problema foi motivo de questionamento do secretário de agricultura e presidente do conselho deliberativo da Emater-RO, Luiz Paulo da Silva Batista, que argumentou sobre a necessidade de atender mais produtores.
DESAFIO
O presidente da Emater-RO, Luiz Claudio Pereira Alves, propôs o desafio de ampliar o público assistido pela Emater-RO, sem aumentar os custos, à equipe técnica de planejamento do Proater. Para solução do problema, os técnicos levaram em conta o fato de que 91% dos produtores possuem acesso à internet, e decidiram atualizar o aplicativo Minha Emater, com a inclusão de um chat para melhorar a comunicação direta com o produtor, e viabilizar a assistência técnica à distância, aprimorando a semiótica para diagnósticos, através de fotos e vídeos, a serem interpretados pelos profissionais da veterinária, agronomia e outras as áreas das ciências.

Com o auxilio da Internet é possível diminuir o numero de visitas à propriedade assistida, de uma média de cinco para três visitas anuais, deste modo será possível ampliar do numero de estabelecimentos rurais assistidos, de 8.700 em 2025 para 21.400 propriedades, a serem cadastradas e assistidas em 2026.
O salto no numero de propriedades assistidas demonstra uma otimização dos recursos e evolução no uso dos meios e métodos, utilizados pela assistência técnica e extensão rural para promover práticas educativas que viabilizam o desenvolvimento rural, através da melhoria da qualidade dos produtos e o crescimento da produção e produtividade no meio rural.
Oferecer assistência técnica de qualidade e cada vez mais a um numero maior de famílias agricultoras de Rondônia, sempre foi uma determinação do governador Marcos Rocha que em diferentes ocasiões, deu o exemplo de seu sogro que era agricultor familiar assistido pela Emater-RO, para o governador os recursos aplicados em atividades de desenvolvimento rural, a exemplo da extensão rural é “um investimento direto nas famílias que fazem a economia rural girar. Quando fortalecemos a assistência técnica, fortalecemos toda a cadeia produtiva e garantimos um futuro mais próspero para Rondônia” disse o governador.
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Irene Mendes
Ascom Emater-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/2026/01/09/governo-aprova-o-plano-anual-de-trabalho-da-emater-ro/http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2026/01/20260109-reuniao-proater2.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2026/01/20260109-reuniao-proater2-150x150.jpgAgriculturaDestaquesExtensão RuralNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,assistência técnica,extensão ruralReunião do conselho deliberativo da Emater-RO para aprovação do Proater O conselho deliberativo da Entidade Autárquica de Assistencial Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), aprovou por unanimidade o Programa Anual de Trabalho (Proater) da autarquia, para ao ano de 2026. O plano de trabalho foi elaborado seguindo orientações do...Assessoria de Comunicação EMATERAssessoria de Comunicação EMATERascom@emater-ro.com.brAdministrator