Concurso leiteiro da 44ª Expojipa apresenta novos recordes de produção por vaca
O concurso leiteiro realizado na 44ª Expojipa apresentou matrizes leiteiras cuja produção bateu todos os recordes das edições anteriores da exposição, a vaca Formosa, de Marcio Jose da Silva, do município de Ouro Preto do Oeste, sagrou-se campeã com uma produção de 74,467 quilos de leite por dia, e a vaca de primeira cria taboada do mesmo produtor produziu 65,158kg por dia.
A capacidade produtiva das vacas impressiona até mesmo os profissionais do ramo, e confirma que o rebanho rondoniense alcançou um padrão genético equivalente ao dos estados com maior produção de leite do país.
Estes índices de produção orgulham os produtores e os técnicos da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), o desenvolvimento da pecuária leiteira acelerou com a introdução dos programas oficiais de apoio a produção, que facilitou o crédito, e subsidiou a aquisição de touros melhoradores. O governo de Rondônia também recuperou a velha usina de nitrogênio e adquiriu novas máquinas de produção de nitrogênio liquido para a Emater-RO, que instalou uma grande rede de serviços de inseminação artificial. O fomento a produção e a assistência da Emater-RO aos produtores de leite de Rondônia, elevam a qualidade dos rebanhos e potencializam a indústria de laticínios do estado, e principalmente valorizam e melhoram a qualidade de vida do produtor familiar.





















