Outros Convênios

Concurso Leiteiro


Os concursos leiteiros no Estado tiveram início na década de 90, no entanto, somente a partir de 2003 o evento tornou-se cenário da expansão da bovinocultura leiteira e, na última década, nas feiras agropecuárias a população dos municípios envolvida no evento, tem oportunidade de conhecer o potencial de produção do rebanho leiteiro de Rondônia.

Os concursos já são uma tradição no Estado. Agricultores assistidos pela EMATER-RO todos os anos inscrevem os seus animais para participarem da competição. Os criadores de gado leiteiro veem no evento uma oportunidade de promoção da atividade leiteira, também um incentivo a melhoria genética de seus rebanhos e divulgação o potencial da pecuária leiteira do estado de Rondônia.

O concurso leiteiro é realizado em duas modalidades: regional e municipal, englobando 24 municípios, com uma média de 25 animais inscritos por concurso nas categorias vaca e novilhas primíparas, que geralmente acontecem no período de junho a setembro de cada ano.

Promovidos pelo Governo Estadual, no âmbito da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social – SEAPES, através da EMATER-RO e parceiros, os concursos leiteiro têm por objetivo promover o setor, envolvendo os agricultores da atividade leiteira em uma disputa amistosa, oportunidade ímpar para realizar troca de experiências, obter conhecimentos sobre técnicas de produção de leite a pasto e ainda, aprimorar o manejo dos animais.

Essa atividade recebe o apoio do fundo PROLEITE, somados a parceiros institucionais e comerciais do Estado de Rondônia.