Projeto de Organização Social



Este Projeto visa apoiar o processo de Organização Social nas comunidades rurais do Estado, assessorando a criação, funcionamento e gestão das organizações de produção coletiva e de participação sociopolítico das populações rurais do estado de Rondônia.

O crescimento da atividade econômica de base agrícola tem requerido dos agricultores, a organização de entidades que apóiem a gestão da produção nas comunidades rurais a quem se destina a política de Ater pública em Rondônia. 

Em décadas anteriores a demanda pelo trabalho de Ater pública se dava no âmbito de ações que fomentassem a criação das entidades organizativas como propósito de fomentar a infraestrutura de produção. Atualmente as demandas têm se dado em função do processo de gestão dessas organizações já criadas ou em fase de criação.

Essa nova realidade cobra das entidades de Ater pública a reorientação de suas ações, de modo que seja observado também o desejo de participação dos contextos populares da agricultura familiar, a quem se destina o atendimento público de Ater, na elaboração dos projetos sociais de implementação da agricultura no Estado.

Beneficiários/Temática
            Educação para a Organização Social / Gestão de Organizações Sociais.

ORGANIZAÇÕES

QUANTIDADES

PARTICIPANTES

ASSOCIAÇÕES

803

28.200

COOPERATIVAS

30

1.030

SINDICATOS

33

3.225

CONSELHOS

09

166

TOTAL

875

32.621



TEMÁTICA

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS

 

Educação para a organização social

 

Importância do trabalho coletivo, elaboração de diagnósticos, moeda solidária, liderança, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, direitos e deveres dos cidadãos e outros mais.

 

Capacitação para gestão das organizações

 

Mercado consumidor, direitos e deveres, gestão administrativa, compra e venda, legislação trabalhista e fiscal, formação de instituições, estatuo, regimento interno e outros mais.




Não foi possível conectar...