Projeto de Agroecologia

 

A agroecologia e a produção de orgânicos têm crescido significativamente no Brasil. O mercado brasileiro de orgânicos cresceu 35%  nos últimos anos, ao passo que EUA, Europa e Japão apresentam taxa de cerca de 10%. O mercado cresce mais no Brasil porque o consumidor busca cada vez mais produtos saudáveis, seguros e produzidos de forma sustentável (QualiBest, 2016), principalmente aqueles mais esclarecidos.

 


 



Em Rondônia a situação não é diferente da nacional, pois é fácil observar o crescimento do setor na produção de alimentos de qualidade e geração de renda, notadamente na agricultura familiar que tem contado com políticas públicas especificas para preservação e expansão de renda tais como crédito rural, assistência técnica e compras governamentais por meio do Programa de Aquisição de Alimento – PAA e o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA enfatiza que a agroecologia e a produção de alimentos orgânicos têm relação importante com a política de segurança alimentar e ambiental do País.


 


A EMATER/RO, elegeu a agroecologia como projeto prioritário que objetiva ampliar, fomentar e valorizar a produção orgânica  em base  agroecologica, envolvendo ações de manejo e conservação do solo e água, produção de biofertilizantes e de compostos orgânicos, integração lavoura- pecuária-floresta, capacitações técnicas e de produtores dentre outras.

 

Porto Velho, 17 de Junho de 2016